&ev=PageView&noscript=1"/> CAPEX: aprenda a identificar e analisar esse custo de capital
Contábil Empresarial

O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital

Publicado em 05/07/2022
O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital

CAPEX é o termo usado para nomear a quantidade de capital de uma empresa destinado para investimento em ativos imobilizados. Ou seja, para a compra de bens materiais e recursos que ajudarão na execução das atividades econômicas, a exemplo da aquisição de equipamentos e maquinários.

 

Essa palavra é a abreviação popular para o termo em inglês Capital Expenditure, que na tradução para o nosso idioma significa "despesas de capital".

Na prática, trata-se de um indicador que revela quanto uma companhia precisa investir para poder elevar seu nível produtivo. Portanto, é uma ferramenta que precisa fazer parte da gestão financeira do negócio, a fim de mantê-la saudável e sustentável.

Entre as vantagens do Capital Expenditure, estão a otimização da aprovação de orçamentos e gastos, e a melhor adequação do mercado.

Porém, para usufruir desses benefícios, é preciso saber como calcular o CAPEX. É sobre a forma de cálculo, e outras orientações sobre esse tema, que falaremos neste artigo.

Assim, siga a leitura e confira, em detalhes, o que é CAPEX, importância e como funciona esse indicador.

O que é CAPEX?

CAPEX é a abreviatura do termo em inglês Capital Expenditure, o qual compreende todas as despesas de capital e investimentos que uma empresa faz para adquirir novos bens para expandir suas operações.

Nessas aquisições estão inseridos itens como:

  • máquinas equipamentos;

  • veículos para estruturação de frota própria;

  • bens intangíveis como patentes e marcas;

  • outros relacionados.

Saber o que é CAPEX é fundamental para você avaliar quais são os investimentos necessários para o pleno funcionamento do seu negócio, especialmente no que se refere a quanto é preciso separar do orçamento para comprar os bens que acabamos de citar.

Por esse motivo, esse é um dos principais indicadores financeiros que deve fazer parte da sua gestão.

Dica de leitura: "Por que e como integrar gestão financeira e contabilidade? Entenda"

Qual a função do CAPEX?

O CAPEX funciona como um indicador de despesas decorrentes da aquisição de bens para melhorar a eficiência operacional de um negócio.

O objetivo é identificar e separar a quantidade de recursos financeiros necessários para adquirir bens que ajudem a aumentar a produção, de modo que esses investimentos contribuam para aumentar a lucratividade a partir do melhor custo-benefício de compra possível.

Além dos que citamos, outros bons exemplos do uso do CAPEX para aprimorar a estratégia financeira de uma empresa estão:

  • aquisição de novas tecnologias;

  • expansão de plantas para criação de uma indústria;

  • instalação de uma nova base e infraestrutura;

  • compra de nova frota veículos;

  • aquisição de um novo terreno.

Outro detalhe importante sobre o que é CAPEX que você precisa saber, é que esse indicador está diretamente relacionado aos ativos da companhia.

Por esse motivo, sua aplicação se refere, especificamente, à compra de novos bens. Desse modo, as manutenções de equipamentos não se encaixam nessa categoria, pois não mudam, nem tão pouco ampliam, a quantidade de ativos empresariais.

Leia também: "Entenda como a reestruturação empresarial funciona na prática"

Como calcular o CAPEX?

Agora que ficou mais claro o que é CAPEX, o passo seguinte consiste em aprender como calcular esse indicador.

O controle e o cálculo do CAPEX podem ser feitos a partir do balanço patrimonial, utilizando a fórmula:

CAPEX: variação de ativos imobilizados (atual – anterior) + depreciação de ativos

É muito importante que o contador tenha em mente que as empresas têm um fluxo de caixa para investimentos, e que isso gera impactos significativos em longo prazo para a organização.

Temos outro artigo que ajudará bastante você: "Por que e como integrar gestão financeira e contabilidade? Entenda"

Como interpretar os resultados do CAPEX?

Porém, não basta saber o que é CAPEX e como calcular esse indicador. Também é fundamental aprender como interpretar os resultados obtidos com a aplicação da fórmula.

O primeiro passo é ter em mente que o CAPEX deve ser visto e tratado como um direcionador de investimento. Por isso, os valores destinados a ele variam conforme o porte e planejamento estratégico do negócio.

Em seguida, deve-se fazer um comparativo entre quanto a empresa dispõe e a quantia necessária para comprar todos os bens para aumentar a produtividade estimada. Caso o caixa não conte com a quantia financeira identificada, é preciso procurar outras fontes, a exemplo de empréstimos e aplicação de investidores.

Neste ponto, é essencial equilibrar custo-benefício e, principalmente, garantir que o levantamento desses valores não gerem gastos que levem a empresa a contrair dívidas que afetem sua lucratividade.

Sugestão de leitura: "Quais são os principais indicadores de endividamento empresarial?"

Quais as vantagens e desvantagens do CAPEX

Dentre os pontos positivos presentes no CAPEX, um dos que mais se destaca é a alocação correta de capital, condição que contribui fortemente para melhorar a avaliação e a saúde financeira da empresa.

Além disso, trata-se de um investimento com capacidade de obter crescimento a longo prazo.

No entanto, é preciso visualizar o prazo determinado para que esse retorno aconteça, pois, dependendo do tempo para retorno de investimento, ele acaba sendo desinteressante para o negócio.

É importante frisar sempre que a alocação de capital visa o lucro do investidor, buscando o crescimento empresarial.

Somados a essas vantagens, outras que podem ser obtidas são:

  • dedução na tributação do ano corrente;

  • facilidade de aprovação dos gastos;

  • maior flexibilização dos custos, sem necessidade de descapitalização da empresa investida;

  • adaptação às mudanças do mercado.

No que se refere às desvantagens, algumas que vale a pena você se atentar são:

  • despesas geradas para realizar o investimento;

  • possibilidades de altos custos em longo prazo, buscando entender a estratégia gerida;

  • inconstância na capacitação do negócio.

Lembre-se ainda que, além do CAPEX, existe também como indicador de análise de mercado a OPEX. E, para isso, é necessário que você saiba diferenciar ambos, para não cometer erros na gestão financeira da sua empresa.

Qual a diferença entre CAPEX e OPEX?

A OPEX, ou Operational Expenditure, visa o controle das despesas operacionais. Esse indicador está relacionado aos custos presentes na folha de pagamento, na manutenção, na contratação de terceirizados e nas contas de consumo.

Na prática, a OPEX lida com as despesas decorrentes, garantindo a operacionalidade da infraestrutura, sempre analisando as despesas a curto prazo que podem ser quitadas com o fluxo de caixa do negócio.

Caso essa análise não demonstre isso, é necessário bastante atenção por significar que algo na saúde da companhia não está em dia.

Qual o melhor sistema: CAPEX ou OPEX?

Tanto o investimento OPEX quanto o investimento CAPEX são muito importantes para o empreendimento. Entretanto, a OPEX analisa investimentos recorrentes essenciais para manter o funcionamento da empresa, enquanto o CAPEX busca trazer análises a longo prazo para o negócio.

Por isso, o CAPEX se torna importante, ao apresentar investimentos que trarão rentabilidade para a empresa no futuro. No entanto, eles são apresentados para aumentar o desempenho da organização, gerando gastos imediatos, porém sem resposta de retorno.

Já nas despesas OPEX são apresentados gastos recorrentes e essenciais para o funcionamento da empresa no dia a dia.

Aqui, é fundamental lembrar que há gastos que podem se encaixar em ambas as categorias.

Onde encontrar o CAPEX em um demonstrativo financeiro?

O CAPEX é disponibilizado no demonstrativo de fluxo de caixa da empresa. As empresas com esse indicador apresentado em seus relatórios, podem curá-los a partir de aquisições de imobilizados ou despesas de aquisição.

Comparação entre CAPEX empresariais

É possível visualizar o andamento de uma empresa, ou até mesmo sua superioridade, analisando o comparativo entre duas organizações, visualizando a solidez do fluxo de caixa livre.

CAPEX aplicado na tecnologia contábil

Um exemplo bem característico do CAPEX aplicado na área tecnológica é a aquisição do data center.

A partir dele, é possível incluir contas como despesas tradicionais, compra de servidores, hardwares de armazenamento e software de licença.

Esse modelo de trabalho, é considerado um investimento CAPEX, visto que trará resultados para a empresa em longo prazo, e também por ter uma despesa, como manutenção ou possível troca de sistema para atualização.

A substituição de um software simples, para um em que seja possível encontrar todas as informações na nuvem, não gera uma alteração tão grande assim para o orçamento, considerando os benefícios que o sistema trata com o passar do tempo. Isso faz com que a empresa fique livre de gastos com provedores contratados, ou seja, despesas de capital e operacionais de manutenção.

Para implementar tal sistema, é necessário solicitar o serviço de uma empresa especializada no mercado. Afinal, quando se trata da saúde financeira do seu negócio, todo cuidado é pouco.

Neste ponto, a Mapah ajuda você, com diversos serviços, incluindo:

  • consultoria;

  • auditoria;

  • finance;

  • contábil fiscal;

  • departamento pessoal;

  • assessoria legal.

Nossos dashboards são dinâmicos e oferecem leitura de relatórios inteligentes, e nossos especialistas proporcionam uma visão estratégica, com assertividade, segurança e qualidade.

Entre em contato agora com um de nossos colaboradores e agende uma conversa para conhecer mais sobre a contabilidade como ferramenta de gestão.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir