O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital
Filtro de Categorias
05/07/2022

Mapah

O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital

O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital

Dentre os mais variados indicadores de uma empresa, existem os mais importantes no momento da análise de investimento. Entre estes fatores está presente o CAPEX. Entenda na leitura de hoje sua importância para o seu escritório contábil e como utilizá-lo.

O que é CAPEX?

O CAPEX é de extrema importância para o entendimento dos indicadores financeiros de um negócio. 

CAPEX é uma expressão inglesa que compreende a Capital EXpenditure. Nesta sigla são compreendidas as despesas de capital e seus investimentos. Este modelo de estudo serve para manter ou expandir as operações de uma empresa. 

É um conceito que possibilita que o empreendedor avalie os investimentos da empresa para o seu funcionamento, como o fluxo de caixa que está sendo utilizado em investimentos na empresa. 

É de extrema importância que o empreendedor compreenda o significado e a importância do CAPEX, entendendo sua aplicação e quais os benefícios de usá-los ao analisar um investimento.

Qual a função do CAPEX?

O CAPEX funciona como um investimento para melhorar a forma operacional do negócio, disponibilizando mais recursos para a modalidade, melhorando o desempenho da operação. 

Ou seja, havendo uma melhora na produção buscando mais lucratividade, gastando menos. 

Entre os exemplos de operação estão alguns como: aquisição de novas tecnologias, expansão de plantas para criação de uma indústria, instalação de uma nova base e infraestrutura, aquisição de uma nova frota e aquisição de um novo terreno. 

É importante lembrar que o CAPEX é relacionado aos ativos de uma empresa. Sendo assim, sua relação está presente na inclusão de novos bens. No entanto, a manutenção de equipamentos já não se encaixa nesta categoria, pois não mudam a relação de ativos empresariais.

O controle e o cálculo do CAPEX podem ser feitos a partir do balanço patrimonial, utilizando a fórmula:

CAPEX: Variação de Ativos Imobilizados (atual – anterior) + depreciação

É muito importante que o contador tenha em mente que as empresas possuem um fluxo de caixa para investimentos, gerando impactos significativos a longo prazo para a organização.

Quais as vantagens e desvantagens do CAPEX 

Dentre os pontos positivos presentes no CAPEX, podemos citar a alocação de capital por diversos motivos, trazendo uma boa avaliação para a saúde financeira da empresa. 

Além disso, é um investimento com capacidade de obter crescimento a longo prazo. No entanto, é preciso visualizar o prazo determinado para que este retorno aconteça. Pois, dependendo do tempo para retorno de investimento, ele acaba sendo desinteressante para o negócio. 

É importante frisar sempre que a alocação de capital visa o lucro do investidor, buscando o crescimento empresarial.  Dentre esta vantagem, podemos citar mais algumas, como:

  • Dedução na tributação do ano corrente;
  • Facilidade de aprovação dos gastos;
  • Maior flexibilização dos custos, sem necessidade de descapitalização da empresa investida;
  • Adaptação às mudanças do mercado. 

Já visualizando as desvantagens podemos citar: 

  • As despesas utilizadas para realizar o investimento; 
  • Possibilidades de altos custos a longo prazo, buscando entender a estratégia gerida; 
  • Inconstância na capacitação do negócio. 

É importante frisar que além da CAPEX, existe também como indicador de análise de mercado a OPEX. E, para isso, é necessário que o empreendedor saiba diferenciar ambos, para não cometer erros. 

A OPEX ou Operational Expenditure visa o controle das despesas operacionais. Neste modelo, está relacionado aos custos presentes na folha de pagamento, na manutenção, contratação de terceirizados e contas de consumo. 

A OPEX visa as despesas decorrentes, garantindo a operacionalidade de infraestrutura, sempre analisando as despesas a curto prazo, quitadas com o fluxo de caixa do negócio. Caso esta análise não demonstre isso, é necessário que o empreendedor tenha bastante atenção, pois significa que algo na saúde do negócio não está em dia. 

Após esta informação, qual o melhor sistema CAPEX ou OPEX?

Tanto o investimento OPEX, quanto o investimento CAPEX são muito importantes para o empreendimento. Entretanto, a OPEX analisa investimentos recorrentes essenciais para manter o funcionamento da empresa, enquanto a CAPEX busca trazer análises a longo prazo para o negócio. 

Por isso, a CAPEX se torna importante, pois apresenta investimentos que trarão rentabilidade para a empresa a longo prazo. No entanto, eles são apresentados para aumentar o desempenho da organização, gerando gastos imediatos, porém sem resposta de retorno. 

Já nas despesas OPEX são apresentados gastos recorrentes e essenciais para o funcionamento da empresa. 

É importante lembrar que há gastos que podem se encaixar em ambas as categorias.

Onde encontrar o CAPEX em um demonstrativo financeiro?

O CAPEX é disponibilizado no demonstrativo de fluxo de caixa da empresa. As empresas que possuem o CAPEX apresentado nos seus relatórios, podem curá-los a partir de aquisições de imobilizados ou despesas de aquisição. 

Comparação entre CAPEX empresariais 

É possível visualizar o andamento de uma empresa ou até mesmo sua superioridade, analisando o comparativo entre duas organizações, visualizando a solidez do fluxo de caixa livre. 

CAPEX aplicado na tecnologia contábil

Um exemplo bem característico da CAPEX aplicado na área tecnológica é a aquisição do data center. 

A partir dele, é possível incluir contas como despesas tradicionais, compra de servidores, hardwares de armazenamento e software de licença. 

Através deste modelo de trabalho, é considerado um investimento CAPEX. Pois, trará resultados para a empresa a longo prazo e também por possuir uma despesa, como manutenção ou possível troca de sistema para atualização. 

A substituição de um software simples, para um em que seja possível encontrar todas as informações na nuvem não possui uma alteração tão grande assim para o seu orçamento, visto os benefícios que este sistema trata ao longo do tempo, fazendo com que a empresa fique livre de gastos com provedores contratados, ou seja, despesas de capital e operacionais de manutenção. 

Para implementar tal sistema em seu escritório contábil, é necessário solicitar o serviço de uma empresa especializada no mercado. 

Afinal, quando se trata da saúde financeira do seu negócio, todo cuidado é pouco. Por isso, nós da Mapah contabilidade podemos te auxiliar nesta jornada através de nossos dashboards dinâmicos e uma leitura de relatórios inteligentes, nossos especialistas proporcionam uma visão estratégica, com assertividade, segurança e qualidade. Entre em contato com um de nossos colaboradores e agende uma conversa para conhecer mais sobre a contabilidade como ferramenta de gestão. 

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir