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Entenda como a reestruturação empresarial funciona na prática

Publicado em 18/04/2023
Entenda como a reestruturação empresarial funciona na prática

Os diferentes tipos de negócios tendem a enfrentar desafios e momentos difíceis de tempos em tempos. Essa é uma realidade. É muito difícil encontrar empresas, por mais importantes que sejam e por maior que seja o seu impacto na sociedade, que jamais atravessaram épocas difíceis. É por isso que muitas vezes a reestruturação empresarial aparece como parte de suas histórias.

A questão é que esses desafios citados podem ser causados por inúmeros motivos. Fatores externos de mercado são exemplos, como o surgimento de uma nova concorrência, mudanças regulatórias ou até mudanças tecnológicas. Foi o que aconteceu quando os celulares passaram a disputar espaço com as antigas máquinas fotográficas.

Também podem ter origem em erros internos, como a má gestão ou ausência de investimento estratégico. De qualquer forma, em situações difíceis, a reestruturação empresarial precisa ser considerada. Ela pode ser a solução necessária para restaurar o crescimento e a rentabilidade da empresa.

O que é a reestruturação empresarial

De maneira geral, a reestruturação empresarial é um processo que envolve mudanças significativas nas estruturas:

  • organizacionais;

  • operacionais e;

  • financeiras de uma empresa.

Esse recurso é, geralmente, acionado quando é necessário melhorar eficiência, produtividade e desempenho de um projeto empresarial. Logo, uma boa reestruturação pode se dar de diversas maneiras.

Em alguns casos, ela pode incluir a fusão ou aquisição de empresas. Em outros, fazer a reorganização dos departamentos internos, a redução de pessoal e a própria mudança de estratégia. Também é possível que uma reestruturação opte pelo redirecionamento de investimentos ou então pela simples redefinição de metas e objetivos.

No geral, a reestruturação empresarial é uma iniciativa que pode resolver problemas diferentes que existem em uma organização.

Casos famosos de reestruturação empresarial

Não é incomum que mesmo grandes projetos passem por um processo de reestruturação empresarial. Em alguns casos, é isso o que permite a eles se manterem no topo ou crescerem para superar a concorrência.

Foi o que aconteceu com a Kodak, que em meio a uma crise profunda, deu início a um processo de reestruturação no ano de 2012 que resultou em uma mudança de foco. Hoje, a empresa se concentra praticamente em tecnologias de impressão digital e serviços de imagem empresarial.

Mesmo a Ford já foi submetida a um processo de reestruturação empresarial. No ano de 2006, focando na diminuição de custos e ganho em eficiência operacional, a companhia fechou fábricas e chegou a eliminar empregos para se concentrar em veículos com um perfil mais específico.

Já a General Motors superou uma fase longa de prejuízos a partir de uma reestruturação na qual houve eliminação de marcas e diminuição da quantidade de concessionárias, além de um corte considerável de custos. Como consequência, o ano de 2009 ficou marcado como o de reconstrução da organização.

A reestruturação empresarial é para qualquer empresa?

Ela pode, sim, ser útil para qualquer empresa. A questão é a companhia conseguir compreender quais são seus principais problemas ou desafios. A partir de então, faz sentido investir numa transformação de tamanha magnitude.

O fato é que a decisão de passar por um processo de reestruturação deve ser tomada com critérios. É importante ser feita uma avaliação rigorosa do cenário atual da empresa, bem como de suas perspectivas futuras. Com a reestruturação podem ser realizadas alterações profundas tanto na estrutura da empresa quanto nos processos e no seu próprio portfólio de serviços.

Portanto, é preciso que a gestão avalie benefícios e riscos que envolvem uma reestruturação. Sendo a decisão certa a se tomar, a tendência é que esse processo permita a recuperação da saúde do negócio.

Como colocar a reestruturação empresarial em prática

Para ser realizada corretamente, a reestruturação empresarial precisa seguir algumas etapas. No geral, podemos definir 5. Da seguinte forma.

Etapa 1. Análise da situação atual da empresa

Aqui, a ideia é identificar setores problemáticos no empreendimento.

Etapa 2. Definição dos objetivos e metas

É quando a gestão entende quais são os resultados que precisam e podem ser alcançados com a reestruturação.

Etapa 3. Identificação de opções

No terceiro momento, é preciso selecionar as opções de reestruturação adequadas para o projeto. E um meio de fazer isso é considerar as informações coletadas nas etapas anteriores.

Etapa 4. Implementação de mudanças

É hora de definir qual será o plano de ação a ser usado e designar recursos para o processo ser executado com maiores chances de êxito.

Etapa 5. Monitoração do progresso

Por fim, a empresa cria meios para acompanhar e avaliar os resultados da reestruturação. Isso será essencial para ela qualificar o projeto de reestruturação.

Qual é a hora certa de fazer a reestruturação empresarial

Isso depende da empresa e da realidade que ela vive. Na maioria das vezes é possível identificar sinais que indicam a hora certa de considerar a reestruturação. 

Um exemplo claro é a perda de clientes. Quando ela acontece com maior frequência, pode significar que é hora de pensar na possibilidade de reorganizar o negócio. Da mesma forma, uma diminuição significativa nas vendas e até mudanças no mercado ou no setor podem ser indicativos que uma mudanças estruturais faz sentido. 

Além disso, é preciso ter atenção a:

  • diminuição do market share;

  • perda de competitividade provocada por inovações;

  • problemas no comando da organização;

  • excesso de dívidas e outras dificuldades financeiras;

  • queda na eficiência e produtividade.

No fim, o importante é entender que a reestruturação empresarial pode, sim, representar uma solução para uma empresa superar determinado desafio. Para tanto, é importante que ela, primeiramente, compreenda qual é esse desafio e se organize para esse trabalho.

Com uma reestruturação bem conduzida é possível recuperar a rentabilidade e fazer o projeto crescer. Além disso, este pode ser o caminho para tornar o negócio mais competitivo e, no médio e longo prazos, sustentável.

Portanto, vale a pena ficar de olho nos sinais de que é hora de pensar na reestruturação para ter como fazer dela um diferencial.

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