O que é fluxo de caixa operacional e qual a importância para o seu negócio?
Filtro de Categorias
05/07/2022

Mapah

O que é fluxo de caixa operacional e qual a importância para o seu negócio?

O que é fluxo de caixa operacional e qual a importância para o seu negócio?

Sim, é realmente desafiador gerenciar e estar a frente do próprio negócio. Inclusive, é de comum acordo que cuidar da vida financeira de uma empresa é um dos tópicos que mais gera ansiedade, dúvidas e receios. Por isso é tão importante buscar o devido conhecimento sobre o assunto. Nesse artigo você tira suas dúvidas sobre o fluxo de caixa operacional e entende a verdadeira importância dele para o desenvolvimento do seu negócio.

O que é fluxo de caixa operacional?

O fluxo de caixa operacional é aquele que mostra os resultados obtidos a partir do fluxo gerado pelas receitas e despesas da empresa dentro de um período. O resultado é chamado de lucro operacional – que também aparece no relatório anual da companhia. 

Ele utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa. Ou seja, ele não considera, para efeito de cálculo, as entradas e saídas que não estão relacionadas ao operacional, como custos ou ganhos financeiros.

Fluxo de caixa descontado, o que é?

Usado para auxílio nas tomadas de decisões inteligentes, o fluxo de caixa descontado (FCD) é uma ferramenta útil para determinar o valor justo de um investimento. Ele pode funcionar para projetos, imóveis, títulos, ações negociadas publicamente e empresas, bem como praticamente qualquer tipo de investimento que se espera que produza um fluxo de caixa. 

É importante observar que o método considera duas importantes variáveis - risco e retorno. Isso significa que a análise de Fluxo de Caixa Descontado utiliza projeções de fluxo de caixa e descontos para chegar a uma estimativa de valor presente. Essa estimativa é, então, utilizada para avaliar o potencial de investimento, quais os riscos e as possibilidades de ROI.

• Os principais KPI’s financeiros para uma empresa saudável

Quais são as vantagens do fluxo de caixa descontado?

O fluxo de caixa descontado exige a consideração de muitos fatores diferentes, incluindo margens de lucro e crescimento futuro das vendas, enquanto também exige que os analistas levem em consideração o valor do dinheiro no tempo. Tudo isso serve para fornecer uma avaliação mais precisa de um projeto ou negócio, dando aos investidores uma melhor base para tomar uma decisão sobre o valor de um investimento.

Além disso, ele também é fundamental para estabelecer a necessidade de capital na mensuração de riscos e na criação de cenários financeiros. Mesmo em empresas que não estão em busca de sócios e investidores, o FCD é muito importante na elaboração de um planejamento e na conquista do bem-estar financeiro de qualquer projeto.

Como calcular o fluxo de caixa descontado?

A fórmula de utilização do FCD é uma grande vantagem, já que ela é relativamente descomplicada. Observe, basicamente tudo o que você precisa fazer é dividir os fluxos de caixa futuros pelo número de períodos (anos estimados) multiplicados por uma taxa de desconto +1.

FCD = projeções de faturamento / 1+ taxa de desconto elevada ao número de períodos considerados

Para realizar uma análise FCD, suposições devem ser feitas sobre uma variedade de fatores, incluindo o crescimento de vendas previsto de uma empresa e as margens de lucro (seu fluxo de caixa), bem como a taxa de juros sobre o investimento inicial no negócio, o custo de capital e riscos potenciais para o valor subjacente da empresa (também conhecido como taxa de desconto). Quanto mais insights financeiros você tiver, mais facilitada fica a gerência do caixa da sua empresa.

• Relatórios Gerenciais: Quais são os mais importantes?

Conclusão

Compreender e utilizar adequadamente o método de Fluxo de Caixa Descontado (FCD) de uma empresa te ajudará a se antecipar à concorrência, a se preparar e planejar melhorias para futuras eventualidades e oportunidades de negócios, além de permanecer no topo do mercado.

Isso acontece porque com essa análise os componentes do negócio são analisados  como entidades separadas, permitindo um processo de avaliação mais rigoroso e específico.

Por isso, compreender o FCD e todos os processos que o envolvem, bem como considerar seus resultados no processo de tomada de decisão empresarial, sem dúvida irá capacitar o seu negócio  não apenas para eventualidades indesejadas, mas para grandes oportunidades à frente.

Saiba mais como podemos te ajudar, coloque seu negócio nas mãos de quem entende e garanta um crescimento mais sustentável através de uma contabilidade que atua como uma ferramenta de gestão com a missão de inspirar decisões inteligentes com soluções de qualidade.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir