&ev=PageView&noscript=1"/> Consultoria fiscal: para que serve e por que contratar
Financeiro

Consultoria fiscal: para que serve e por que contratar

Publicado em 16/02/2023
Consultoria fiscal: para que serve e por que contratar

A área fiscal de uma empresa cuida da fiscalização dos tributos dela. Sua importância é muito grande já que a questão tributária é um dos grandes desafios do empreendedorismo brasileiro. 

São inúmeros os casos de negócios comprometidos por falhas em relação a isso. Sendo assim, a consultoria fiscal funciona como um serviço essencial, independentemente do porte da empresa.

Entender o que é e como funciona a consultoria fiscal é algo que pode trazer vantagens consideráveis no mercado. Uma delas é manter o projeto pronto para explorar oportunidades. Por isso, saiba mais sobre consultoria fiscal.

O que é a consultoria fiscal

Esse é um tipo de serviço ao qual a empresa pode recorrer em diversas situações. Especialmente nas quais ela não tem certeza se seus processos concordam com as exigências legais. Em resumo, o objetivo desse serviço é alinhar as ações da companhia com a lei.

É bom lembrar que existem obrigações de natureza municipal, estadual e federal. E é em função dessa natureza que os mais diferentes tributos incidem sobre um empreendimento.

Também é preciso destacar que, quando falamos em área fiscal, estamos nos referindo à fiscalização de tributos. Eles vão muito além de impostos, compreendendo também elementos como taxas, tarifas, entre outros.

Logo, existe uma série de exigências que podem impactar na realidade de uma organização. E isso exige dela cuidado para não ter que lidar com prejuízos como multas, por exemplo.

Na prática, com a consultoria fiscal é possível contar com especialistas responsáveis por elaborar estratégias visando:

  • a diminuição das cargas tributárias e;

  • oportunidades que a lei oferece.

Para que serve uma consultoria fiscal

O mais importante da consultoria fiscal é que ela permite que a empresa atue sempre de acordo com a lei e tenha como economizar na questão tributária.

Para tanto, um serviço de consultoria fiscal pode desenvolver ações como:

  • atuar na garantia das diferentes etapas do planejamento financeiro.definir com critérios como será o acompanhamento de cada processo fiscal;

  • estudar e identificar como a empresa pode se alinhar com projetos de incentivo fiscal;

  • realizar a conferência periódica dos processos fiscais visando seu aperfeiçoamento;

  • registrar os documentos fiscais da empresa com maior qualidade;

Em resumo, é esse serviço que pode passar a segurança necessária para que a gestão atue no dia a dia sem ter que se preocupar com eventuais prejuízos provenientes de falhas no setor fiscal.

O que faz a consultoria fiscal

Este é um serviço que um consultor ou uma empresa oferece para dar orientações técnicas sobre como lidar com processos fiscais e tributários.

Logo, trata-se de uma série de atividades que, mais do que tornar corretos os procedimentos do dia a dia, servem também como subsídio para a tomada de decisão do gestor.

No geral, podemos dizer que as empresas têm sempre dois tipos de obrigação tributária. São elas a principal e a acessória

A diferença é que a primeira é o pagamento do tributo a partir de um fato gerador, enquanto a segunda é a prestação de informações ao Fisco visando a fiscalização.

O problema é que diante de tamanha demanda, nem sempre os empreendedores conseguem lidar com leis, normas, entre outras exigências corretamente. É essa demanda que a consultoria fiscal atende.

Como saber se é necessário contar com uma consultoria fiscal

Em geral, qualquer empresa em busca de qualificação para seus processos pode investir nesse tipo de solução. A realidade é que ter maior domínio sobre as questões fiscais é algo que costuma aparecer em organizações já estabelecidas e com forte presença no mercado. Sendo assim, para iniciantes, ele pode ser o diferencial em relação à concorrência.

Ainda assim, vale a pena ter atenção aos sinais que a sua empresa pode estar dando no sentido de precisar desse tipo de auxílio. Entre outros exemplos, podemos citar:

  • a ausência de um controle mais claro sobre as obrigações fiscais;

  • não ter o hábito de fazer uma revisão dos processos do ponto de vista fiscal;

  • não ter processos claros a respeito de como lidar com as obrigações em fases mais avançadas do projeto;

  • perceber a necessidade de alterar o enquadramento tributário;

  • necessidade de alteração das atividades monetárias;

  • mudança recorrente no quadro de funcionários;

  • dificuldades para lidar com o pagamento das obrigações.

Dicas de como escolher a melhor consultoria fiscal para o negócio

Esse tipo de serviço pode fazer a diferença na realidade de um negócio. Sendo assim, o ideal é que a escolha do parceiro ideal tenha como referência a área de atuação e sua experiência.

Assim, havendo uma conformidade entre o que a empresa faz e o que o prestador de serviços oferece, bem como um histórico de clientes satisfeitos no mesmo ramo, existe um sinal claro de que essa é a escolha certa.

No geral, toda busca por um parceiro de negócios deve ser feita com critérios. No caso da consultoria fiscal não é diferente. O mais importante aqui é se ater à capacidade que cada prestador de serviços tem de fazer a diferença para o seu projeto.

Vantagens de contratar uma consultoria fiscal

O primeiro grande benefício é ter como adequar os procedimentos do dia a dia às exigências legais. Uma consultoria consegue fazer isso ao criar processos internos da maneira correta, considerando a segurança jurídica.

Da mesma forma, podemos citar a otimização de gastos tributários. Isso pode ser feito quando há o estudo dos regimes tributários disponíveis e sua compatibilidade com a empresa em termos de faturamento e atividade. 

Também é algo que permite ao empreendimento ter uma melhor relação com os impostos e evitar problemas como multas, capazes de prejudicar a lucratividade ao fim do mês.

É importante considerar a questão da competitividade como uma vantagem de contar com uma consultoria fiscal. O motivo é que estar em dia com o fisco permite à empresa, entre outros benefícios, o de participar de processos de concorrência e licitação. 

Logo, manter os tributos em dia é essencial para que o empreendimento tenha como criar  oportunidades no mercado.

E então? Ficou interessado? Conheça a Mapah e seu serviço de consultoria fiscal e planejamento tributário e saiba como podemos ajudar a sua empresa a prosperar.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir