&ev=PageView&noscript=1"/> Blog - OPEX: o que é e qual a importância para o seu negócio?
Empresarial

OPEX: o que é e qual a importância para o seu negócio?

Publicado em 10/11/2022
OPEX: o que é e qual a importância para o seu negócio?

Em todo negócio, independente do seu nicho e tamanho, acompanhar o fluxo de caixa, as despesas e a contabilidade, é vital para continuar funcionando. Dois dos elementos mais importantes no que se refere as operações de negócios são as despesas de capital (CAPEX) e as despesas operacionais (OPEX). 

Como proprietário de uma empresa, é importante ter uma compreensão abrangente do OPEX do seu negócio. Nesse artigo, nós iremos lhe ajudar a explorar o significado das despesas operacionais com mais detalhes para te mostrar a real importância desse recurso para o crescimento do seu negócio.

O que é CAPEX? Aprenda a identificar e analisar esse custo de capital

OPEX: o que é?

Operational Expenditure (OPEX) significa despesa operacional. Esse termo se refere às despesas que uma empresa incorre por meio de suas operações comerciais normais. Essas despesas incluem aluguel, equipamentos, custos de estoque, marketing, folha de pagamento, seguro, verbas para pesquisa e desenvolvimento, e qualquer outro custo que mantenha a empresa funcionando no dia a dia.

Ter uma compreensão completa de suas despesas operacionais é fundamental para elaborar um plano financeiro anual preciso.

Nesse sentido, uma das responsabilidades típicas que a gestão do negócio precisa enfrentar é determinar como reduzir as despesas operacionais sem afetar significativamente a capacidade da empresa de competir com seus concorrentes.

Portanto, é preciso entender que as despesas operacionais são necessárias e inevitáveis ​​para a maioria das empresas. Algumas empresas reduzem com sucesso as despesas operacionais para obter vantagem competitiva e aumentar os lucros. 

No entanto, a redução das despesas operacionais também pode comprometer a integridade e a qualidade das operações. Encontrar o equilíbrio certo pode ser difícil, mas pode render recompensas significativas.

Despesas operacionais vs Despesas gerais

Despesas operacionais e despesas gerais podem parecer semelhantes, mas se referem a coisas muito diferentes. Em suma, as despesas gerais são contínuas, enquanto as despesas operacionais param quando a produção para. Exemplos de despesas gerais incluem custos como serviços públicos, aluguel e seguro.

Outra distinção importante entre OPEX e despesas gerais é que as despesas gerais podem ser ajustadas ao longo do tempo. Por exemplo: se você mudar sua empresa para um espaço mais econômico, suas despesas gerais diminuirão, pois você começará a pagar menos aluguel. Por outro lado, as despesas operacionais são inevitáveis ​​e provavelmente aumentarão à medida que a demanda por seu produto ou serviço aumentar.

OPEX E CAPEX: quais são as principais diferenças?

Com certeza, ao pesquisar OPEX você encontrou outro termo semelhante: o CAPEX. 

De fato, existem algumas distinções importantes entre os dois conceitos que você precisa estar ciente.

O CAPEX (despesas ou despesas de capital) pode ser definido como os fundos que um negócio usa para adquirir bens físicos ou serviços que vão expandir a capacidade da companhia de gerar lucro. Os ativos adquiridos podem ser uma nova posse ou algo que melhore a produtividade de algum equipamento, ou setor.

Assim, enquanto o OPEX cobre as despesas do dia a dia da sua empresa, o CAPEX refere-se às grandes compras utilizadas a longo prazo.

Quando se trata de OPEX vs. CAPEX, também é importante lembrar que as despesas operacionais são dedutíveis, enquanto as despesas gerais não. Essa é uma das razões pelas quais as empresas nos estágios iniciais podem procurar alugar uma propriedade, em vez de comprá-la imediatamente.

Quais são os desafios do OPEX?

As despesas de capital tendem a exigir um grande desembolso inicial de dinheiro ou capital. Eles também são frequentemente financiados por dívida, o que exige que a empresa acompanhe de perto os níveis de dívida de CAPEX e os custos de serviço da dívida. 

Esses gastos também exigem que um tomador de decisão preveja as necessidades de longo prazo da empresa. Isso injeta um alto nível de incerteza no processo, uma vez que a organização também precisa considerar as perdas potenciais. 

As despesas de capital são muitas vezes difíceis de reverter sem incorrer em grandes perdas. Afinal, itens como imóveis, máquinas e veículos não podem ser facilmente devolvidos ou descartados.

Seus principais benefícios:

Após encontrar o valor de OPEX da sua empresa, você pode usá-lo para calcular o índice de despesas operacionais. Essencialmente, isso permite que você compare suas despesas operacionais totais com suas vendas líquidas, fornecendo uma indicação de quão bem sua empresa consegue reduzir custos enquanto gera vendas.

Assim, as despesas operacionais são importantes porque podem ajudar a avaliar os custos da sua empresa e a eficiência do gerenciamento de estoque. Ele destaca o nível de custo que uma empresa precisa fazer para gerar receita, o principal objetivo de uma empresa.

Se uma empresa incorre em despesas operacionais relativamente mais altas como porcentagem de vendas em comparação com seus concorrentes, isso pode indicar que eles são menos eficientes na geração dessas vendas.

Além disso, o OPEX é fundamental para o seu negócio porque:

  • Permite que os proprietários de empresas detectem despesas recorrentes que não são necessárias para operações comerciais e façam as modificações apropriadas;

  • Tais despesas são úteis para determinar o custo de uma empresa e a eficiência do gerenciamento de estoque. O OPEX não se preocupa apenas com os custos que uma corporação deve despender para gerar receita;

  • Eles são úteis para pesquisas horizontais, pois refletem com mais precisão o desempenho atual de uma empresa;

  • A administração deve analisar relatórios financeiros regularmente para obter uma imagem financeira atual de uma empresa e contabilizar seus custos e receitas com mais precisão. Identificar e modificar gastos injustificados se tornará consideravelmente mais fácil como resultado disso.

Planejamento e controladoria: por que é tão importante para grandes empresas?

Conclusão

O ponto central do OPEX é que, por se tratar de um gasto contínuo, reduzir ao máximo os seus custos, maximizando a produtividade da empresa, é o melhor a se fazer. Afinal, essa redução de gastos pode incidir diretamente no lucro.

Para isso, é necessário analisar se todos os gastos operacionais cumprem efetivamente sua função para a produtividade. Bem como, se os serviços contratados atendem a todos os quesitos necessários para a empresa. Nada melhor do que um apoio profissional nesse momento!
Saiba mais como podemos te ajudar, coloque seu negócio nas mãos de quem entende e garanta um crescimento mais sustentável através de uma contabilidade que atua como uma ferramenta de gestão com a missão de inspirar decisões inteligentes com soluções de qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir