&ev=PageView&noscript=1"/> Blog - Consultoria empresarial: qual o impacto no seu negócio?
Empresarial

Consultoria empresarial: qual o impacto no seu negócio?

Publicado em 23/11/2022
Consultoria empresarial: qual o impacto no seu negócio?

Você já parou para se perguntar qual é o impacto de uma consultoria empresarial no seu negócio? Se não, agora pode ser o momento ideal para pensar nisso. Os serviços de consultoria empresarial fornecem informações valiosas sobre aspectos importantes do seu negócio que você pode ter negligenciado em sua fase inicial de inicialização. Assim, uma consultoria pode lhe ajudar a criar um plano eficaz para gerar receita e, simultaneamente, cultivar clientes fiéis.

O que é uma consultoria empresarial?

Consultoria empresarial consiste em diagnosticar problemas e analisar os dados da empresa em questão, visando auxiliar a gestão e trazer soluções estratégicas para o negócio.

Entre todas as outras etapas, a consultoria empresarial se inicia com a fase de descoberta, onde o objetivo é conhecer melhor o seu negócio. O sinal de um bom consultor de negócios é aquele que não se apressa, mas dedica tempo para aprender o máximo possível sobre a sua empresa.

Para isso, os consultores recorrem a ferramentas como visita ao local, reuniões com a gestão e estudo organizacional.

Ao desenvolver uma compreensão profunda da empresa, a consultoria passa para a fase de avaliação. O objetivo dessa etapa é identificar onde a mudança é mais necessária. Ao fazer isso, os consultores identificam os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os problemas atuais e previsíveis. 

O resultado pode ser problemas que a propriedade e a administração já identificaram, bem como novos problemas que a consultoria descobre como resultado de sua objetividade. Dessa forma, a consultoria empresarial ajuda na identificação de oportunidades para o negócio crescer com mais eficiência.

Tipos de consultoria empresarial

A consultoria empresarial é um recurso útil para as companhias melhorarem seu desempenho e alcançarem objetivos mais rapidamente. Para tanto, o importante é compreender que existem diferentes tipos de consultoria empresarial, cada qual com suas próprias áreas de especialização. As principais categorias são: 

  • consultoria de gestão: ela se concentra em ajudar as organizações em relação à eficiência operacional e à tomada de decisões estratégicas;

  • consultoria de tecnologia: neste caso, trata-se de uma solução que tem por objetivo auxiliar empresas na implementação de novas tecnologias para melhorar seus processos;

  • consultoria financeira: seu propósito é auxiliar os clientes em relação ao planejamento e gerenciamento financeiro e econômico;

  • consultoria de recursos humanos: se concentra em ajudar as companhias em relação a recursos humanos e à implementação de programas de treinamento e de desenvolvimento.

Como funciona a consultoria empresarial

O processo de consultoria empresarial, geralmente, segue um direcionamento. Ele começa com uma avaliação das necessidades do cliente. A partir de então, é feita uma análise detalhada dos processos. Em especial, de tudo o que diz respeito a:

  • finanças;

  • tecnologia e;

  • recursos humanos.

A ideia é que, a partir dessas informações, o consultor crie um plano de ação para ajudar esse cliente a lidar com as principais necessidades.

Em seguida, esse consultor trabalha em colaboração com a empresa para colocar o plano em prática. Isso pode envolver processos como:

  • a realização de treinamentos;

  • a criação de políticas e procedimentos;

  • a implementação de novas tecnologias e;

  • a identificação de áreas de oportunidade para melhorias de processo.

Ao longo de todo esse percurso, o ideal é que o consultor trabalhe de maneira colaborativa com a empresa. Isso permite à equipe monitorar o progresso e fazer ajustes de acordo com as necessidades.

Por que contratar uma consultoria empresarial

Existem muitas razões pelas quais as empresas optam por contratar uma consultoria empresarial. Uma das principais é a necessidade de contar uma expertise em áreas específicas. Tecnologia, finanças e recursos humanos são algumas das mais demandadas.

A realidade é que, com consultores que possuem experiência e conhecimentos específicos, costuma ser mais fácil entender melhor os desafios e criar meios para superá-los.

Até por isso, outra razão para contratar uma consultoria empresarial é obter uma perspectiva externa e imparcial. É natural que as organizações fiquem tão envolvidas em seus próprios processos a ponto de não conseguirem ver as áreas de oportunidade para melhorias. Nesse sentido, um consultor externo pode ser a solução.

As consultorias empresariais também podem ser uma solução econômica. Especialmente em relação à contratação de um funcionário interno para realizar a mesma tarefa. Consultores podem ser contratados apenas pelo tempo necessário de trabalho. Ainda assim, podem trazer seu conhecimento para ajudar a empresa a economizar tempo e dinheiro no longo prazo.

Em resumo, uma consultoria empresarial pode ser o elemento capaz de ajudar uma companhia a se manter competitiva em um mercado em constante mudança.

Quais são os 3 principais impactos da consultoria empresarial para o seu negócio?

  1. Ajuda o negócio a atingir seus objetivos

Os funcionários da empresa às vezes ficam tão ocupados com suas atividades comerciais que os objetivos de curto prazo são deixados para trás. Além disso, às vezes os colaboradores muitas vezes ficam indignados com as tarefas adicionais, especialmente se forem inexperientes. Com a ajuda de um serviço de consultoria, uma empresa pode economizar uma boa quantia de dinheiro e tempo.

Assim, o consultor empresarial pode treinar os funcionários e ajudá-los na execução de estratégias que proporcionem lucro a um negócio.

  1. Oferece uma visão externa sobre o negócio

Muitas vezes, a liderança não consegue enxergar com clareza os problemas da empresa, justamente por estar muito dentro do “problema”.

Assim, uma consultoria empresarial pode oferecer um olhar externo, que vem de um profissional capaz de analisar de forma neutra o que está acontecendo na empresa.

  1. Elaboração de um planejamento estratégico

Os proprietários de empresas e a alta gestão estão, geralmente, ocupados com as operações comerciais. Essa é uma das principais razões para não ter tempo para planejar e executar coisas novas.

No entanto, com a ajuda de consultores especializados, uma empresa não precisa se preocupar diretamente com o seu planejamento estratégico. Os especialistas estão sempre prontos para dedicar seu valioso tempo na elaboração de estratégias em uma empresa comercial, mantendo os objetivos de um negócio em consideração ao crescimento da empresa.

Conclusão

Como você pode perceber, uma consultoria empresarial pode trazer muitos benefícios para sua empresa.

Algumas das mais importantes incluem tirar proveito de uma perspectiva externa, utilizando insights e conhecimentos adquiridos de outros clientes e indústrias, recebendo ajuda para criar planos, bem como os recursos para fazê-los acontecer.

Sendo assim, a verdade é que toda empresa pode se beneficiar da consultoria empresarial. 

Se você acha que essas vantagens podem impactar o seu negócio, é hora de procurar um consultor empresarial.
Com um atendimento contábil com uma postura consultiva, fica muito mais fácil acompanhar o crescimento da sua empresa! Aqui na Mapah, nosso time está constantemente atualizado e pronto para compartilhar conhecimento e gerar insights que vão fazer diferença para o negócio.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir