&ev=PageView&noscript=1"/> Contabilidade Imobiliária: conceito, importância e como otimizá-la
Contábil

Contabilidade Imobiliária: conceito, importância e como otimizá-la

Publicado em 11/05/2023
Contabilidade Imobiliária: conceito, importância e como otimizá-la

Empresas do ramo imobiliário precisam de uma atenção especial à contabilidade. Isso porque, sem uma contabilidade imobiliária, a tendência é que o empreendimento cometa falhas que podem comprometer seu progresso.

 Alguns exemplos dessas falhas incluem:

  • gestão inadequada de impostos;

  • avaliação incorreta de processos;

  • planejamento financeiro inexistente ou ineficaz.

Essas falhas podem levar a problemas maiores, como inadimplência e falta de controle na gestão de ativos e passivos. 

Portanto, é crucial compreender que a contabilidade imobiliária é essencial para que as empresas deste setor possam se posicionar adequadamente no mercado e crescer no longo prazo.

O que é contabilidade imobiliária?

Esse é um ramo específico da contabilidade que se concentra em registros, análises e gerenciamento de transações financeiras de empresas do setor imobiliário. São atividades financeiras em geral, típicas em construtoras, incorporadoras, imobiliárias e administradoras de imóveis.

Os principais fatores que caracterizam a contabilidade imobiliária são a contabilização de receitas e despesas relacionadas a diferentes aspectos da indústria imobiliária, como compra e venda de imóveis, locações, construção e administração de empreendimentos.

Na prática, é tudo o que diz respeito a:

  • contabilização de ativos imobiliários;

  • cálculo de depreciação de imóveis e;

  • conformidade com as normas contábeis específicas para o setor.

Por essa razão, podemos dizer que esse tipo de contabilidade é essencial para garantir a   das empresas no mercado imobiliário. Vale lembrar que o setor está sujeito a uma legislação tributária detalhada e obrigações fiscais específicas. 

Nesse caso, é uma exigência ter atenção não só ao correto pagamento de impostos, mas também à adoção de estratégias fiscais eficientes e à elaboração de relatórios contábeis e fiscais precisos.

Qual é a importância da contabilidade imobiliária?

No geral, esse ramo da contabilidade serve para duas grandes finalidades. A primeira é dar segurança em relação a processos imobiliários. E a segunda é permitir a criação de diferenciais de mercado.

De maneira mais específica, podemos considerar os seguintes elementos.

Garantia de conformidade tanto legal quanto fiscal

A contabilidade imobiliária ajuda as empresas a cumprirem suas obrigações fiscais e legais. Isso inclui:

  • a preparação de declarações fiscais;

  • o pagamento de impostos;

  • a conformidade com as leis e regulamentos imobiliários;

  • entre outras exigências.

Gestão financeira mais eficaz

Trabalhando com esse recurso é possível fazer com que a empresa gerencie efetivamente suas finanças. Nesse sentido, aparecem:

  • o rastreamento de receitas e despesas;

  • a gestão de fluxo de caixa;

  • a tomada de decisões informadas sobre investimentos e despesas;

  • entre outros.

Maior transparência

Além disso, proporciona transparência para quem está envolvido com o negócio. Isso inclui investidores, credores e proprietários. E é algo extremamente importante para melhorar a confiança e a reputação da empresa no mercado.

Facilidade no planejamento estratégico

Ela também desempenha um papel crucial no planejamento estratégico. Ela consegue fornecer informações valiosas e precisas que auxiliam as empresas a planejarem o crescimento e a expansão, seja no médio ou no longo prazo.

Avaliação mais precisa de propriedades

A contabilidade imobiliária é essencial para a avaliação precisa das propriedades. Isso ajuda na determinação do valor justo de mercado das propriedades; e a tomar decisões informadas sobre processos de compra, venda e aluguel, entre outros.

Vale ressaltar que o mais importante é compreender que esse processo funciona como uma ferramenta vital para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa do setor imobiliário. 

Escritórios que investem nesse tipo de abordagem tendem a criar diferenciais de mercado que certamente trarão vantagens competitivas com o passar do tempo.

Por que otimizar os processos contábeis no setor imobiliário?

Uma forma de tornar o processo contábil do setor imobiliário um diferencial é otimizando a rotina administrativa. Isso envolve, principalmente, o uso de tecnologias que simplifiquem as atividades do dia a dia.

Com elas é possível ganhar em termos de:

  • eficiência: a otimização dos processos contábeis costuma gerar uma maior eficiência nas ações de rotina, reduzindo o tempo e o esforço necessários para realizar tarefas contábeis. Isso pode liberar recursos para serem usados em outras áreas do negócio, por exemplo;

  • precisão: processos otimizados podem melhorar a precisão das informações contábeis. Isso certamente ajuda a evitar erros e levar a multas, penalidades ou tomadas de decisão equivocadas;

  • conformidade: a otimização também garante que a empresa esteja em consoante com as leis e regulamentos fiscais. Isso evita problemas legais e financeiros no futuro;

  • tomada de decisão: com processos contábeis otimizados, as empresas têm acesso a informações financeiras mais claras e oportunas, facilitando escolhas e apontando novas oportunidades;

  • crescimento do negócio: finalmente, a otimização dos processos contábeis pode apoiar o crescimento do negócio. Com processos eficientes, precisos e controlados, as empresas têm como apresentar uma estrutura mais adequada para gerenciar seu crescimento.

Logo, a otimização dos processos contábeis é um meio que, acima de tudo, pode trazer diferentes benefícios para as empresas do setor imobiliário.

Quais os riscos de não contar com uma contabilidade imobiliária especializada

O grande problema de não se concentrar em uma contabilidade especializada são os riscos, como os já citados na introdução do texto. Indo mais a fundo em cada um deles e como aparecem na realidade do negócio, podemos considerar os seguintes fatores.

Dificuldades no planejamento tributário de curto prazo

Sem uma contabilidade especializada, as empresas podem não conseguir planejar efetivamente suas obrigações tributárias. Especialmente quando é preciso pensar no curto prazo. Isso pode resultar em pagamentos de impostos atrasados, multas, penalidades, entre outros.

Desorganização

A falta desse trabalho específico leva a uma desorganização financeira. Isso pode dificultar o acompanhamento das receitas e despesas, resultando em perdas significativas para a organização.

Origem de imbróglios judiciais

Sem um controle contábil adequado, as empresas podem se encontrar envolvidas em disputas legais. Isso costuma ser uma consequência de questões como a não conformidade com as leis fiscais, disputas de propriedade e problemas com contratos imobiliários.

Ineficiência operacional

Da mesma forma, a inexistência desse tipo de contabilidade pode levar a uma ineficiência operacional. Isso pode resultar em um uso ineficaz dos recursos da organização e pode afetar negativamente a rentabilidade.

Dificuldades no crescimento e expansão

As empresas também podem enfrentar dificuldades para crescer e se expandir. Isso ocorre porque a falta de contabilidade adequada dificulta a obtenção de financiamento e impede a tomada de decisões de maneira estratégica.

Todos esses riscos podem ser amenizados quando existe uma contabilidade voltada ao setor imobiliário. Dessa forma é possível identificar as sutilezas do mercado e agir pontualmente na busca por processos otimizados e resultados satisfatórios.

Os 8 passos para otimizar a gestão contábil no setor imobiliário

1. Ter processos contábeis bem estruturados

Contar com processos contábeis bem estruturados é essencial. Isso garante que todas as transações financeiras sejam registradas de forma precisa e consistente. Da mesma forma, ajuda a reduzir erros e atrasos na gestão contábil em uma imobiliária.

Outro ponto que merece destaque é que processos contábeis bem estruturados tendem a aumentar a eficiência da gestão contábil. E assim é possível que as informações financeiras sejam processadas de forma mais rápida e precisa, ajudando a reduzir o tempo e os custos associados à gestão contábil.

2. Realizar um bom planejamento financeiro e tributário

Fazer um bom planejamento financeiro e tributário é fundamental por dois motivos:

  • para identificar oportunidades de economia de custos e;

  • para aumentar a rentabilidade do negócio na gestão contábil.

A realidade é que somente o planejamento financeiro e tributário adequado permite que a empresa analise suas receitas e despesas com critérios.

A partir de então fica mais fácil identificar áreas onde é possível reduzir custos e otimizar sua estratégia tributária para minimizar o impacto dos impostos sobre seus lucros. Isso sem falar que um bom planejamento financeiro e tributário pode auxiliar a empresa a tomar decisões estratégicas com dados mais precisos.

3. Utilizar relatórios gerenciais para auxiliar na tomada de decisões

Relatórios gerenciais atualizados fornecem informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Por isso, trabalhar na construção deles é fundamental para tornar o uso da informação uma ferramenta para o negócio.

4. Adotar tecnologias de automação

A utilização de softwares e ferramentas de automação otimiza os processos contábeis, reduzindo erros e aumentando a eficiência. Nesse sentido, observar o mercado e entender o que a tecnologia oferece costuma ser uma ação decisiva na contabilidade imobiliária.

5. Manter-se atualizado sobre as leis e regulamentações do setor

É importante que os profissionais da área estejam sempre atualizados sobre as leis e regulamentações específicas do setor imobiliário. É isso que garante a conformidade dos processos contábeis, evitando problema como penalizações, por exemplo.

6. Realizar auditorias internas regularmente

A realização de auditorias internas pode ajudar a identificar falhas e oportunidades de melhoria nos processos contábeis. E isso é importante para garantir que os procedimentos não fiquem tão expostos a riscos.

7. Estabelecer metas e indicadores de desempenho

O estabelecimento de metas e indicadores de desempenho monitora o progresso e a eficiência dessa rotina administrativa, permitindo a identificação de áreas que precisam de melhorias.

8. Contar com ajuda especializada

Ter o apoio de profissionais especializados em contabilidade imobiliária garante que os processos contábeis estejam conforme as leis e regulamentações específicas do setor.

 

O RET e como ele pode ajudar na otimização de processos

Vale lembrar que o Regime Especial de Tributação (RET) é uma forma diferenciada de tratamento tributário concedido pelo governo do Brasil. Ele tem o objetivo de estimular setores e atividades econômicas.

No caso do setor imobiliário, o RET tem o objetivo de atrair empresas para regiões específicas ou até mesmo ajudar projetos quando se encontram em crises. Isso se dá por meio da redução nos impostos e da simplificação na apuração de tributos e emissão de notas fiscais.

Em resumo, o RET também é uma ferramenta importante na otimização de processos no setor imobiliário, por permitir que as empresas reduzam seus custos tributários e simplifiquem seus processos contábeis. Isso pode ajudar a aumentar a rentabilidade do negócio e facilitar a tomada de decisões estratégicas.

A Mapah e como ela pode ser útil para a contabilidade imobiliária da sua empresa

A Mapah é uma empresa que oferece soluções inteligentes de contabilidade e auditoria empresarial. Tendo mais de 20 anos de mercado, a empresa oferece serviços como:

  • consultoria;

  • gestão tributária;

  • inteligência empresarial e;

  • atuação consultiva para garantir que seus clientes tenham as melhores soluções.

No contexto da otimização de processos no setor imobiliário, podemos ser útil ao fornecer soluções personalizadas. São serviços focados nas dores dos negócios, na otimização de gastos, impostos e processos internos.

Com nossos serviços é possível ter acesso a serviços de auditoria para mapear todos os processos corporativos e identificar riscos e oportunidades de melhoria.

Por fim, conhecer e otimizar os processos na contabilidade imobiliária é essencial para que ela funcione adequadamente. Quer levar esses benefícios para sua empresa? Conheça a solução de contabilidade da Mapah e tenha como simplificar isso na sua empresa!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir