&ev=PageView&noscript=1"/> Contabilidade Consultiva: entenda o que é e qual sua importância
Contábil

Contabilidade Consultiva: o que é e quais os benefícios

Publicado em 13/04/2023
Contabilidade Consultiva: o que é e quais os benefícios

A contabilidade consultiva é um modelo de prestação de serviço contábil atualizado, no qual o profissional dessa área atua mais próximo dos clientes, em uma abordagem estratégica que ajuda no crescimento das empresas atendidas por ele.

 

Em outras palavras, é possível dizer que o serviço contábil consultivo vai muito além das ofertas tradicionais do segmento, a exemplo de abertura de CNPJ, geração de balancetes, controle de pagamento de impostos, emissão de guias, entre outros.

Por meio de uma análise contábil aprofundada da companhia contratante, o contador consultivo tem acesso a dados que contribuem para os gestores tomarem decisões financeiras muito mais precisas.

Para isso, a equipe contábil realiza uma avaliação pontual e estratégica da saúde monetária do negócio, dando aos gestores insights importantes e devidamente respaldados para promover o crescimento da organização.

Ou seja, o contador agora é um aliado do sucesso da empresa e o serviço contábil oferece uma ferramenta fundamental para a expansão saudável do negócio. Os resultados e vantagens que podem ser obtidos por meio da consultoria consultiva são inúmeros. Para saber quais são e como essa metodologia funciona, basta seguir agora mesmo a leitura deste artigo!

 

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo de serviço contábil no qual os profissionais dessa área têm uma participação muito mais estratégica junto à empresa atendida.

Na prática, significa que o contador e o empreendedor têm um contato mais direto e próximo, abrindo caminho para que juntos analisem os dados e informações contábeis da companhia, a fim de tomar decisões financeiras precisas e devidamente embasadas.

Basicamente, é possível dizer que a contabilidade consultiva é uma evolução da contabilidade tradicional, visto que ela usa os serviços contábeis em prol do crescimento do negócio, e não apenas como uma obrigação a ser cumprida para proteger a empresa de penalidades legais.

A ideia por trás desse novo modelo de atuação contábil é, portanto, dar aos gestores das organizações subsídios para aprimorar a gestão financeira do negócio, por meio de um planejamento financeiro e econômico muito mais analítico e estratégico.

Dica de leitura: "Consultoria fiscal: para que serve e por que contratar"

 

Como funciona a contabilidade consultiva?

Indicada para empresas de todos os portes e segmentos que querem crescer com uma gestão financeira e contábil muito mais precisa e saudável, a contabilidade consultiva funciona por meio da atuação estratégica do contador e sua equipe.

Quanto a isso, é possível dizer que o conhecimento contábil desses profissionais não fica limitado ao cumprimento de obrigações fiscais, escrituração, pagamento de títulos e impostos, entre diversas outras tarefas burocráticas relacionadas a essa área.

Na contabilidade consultiva o contador exerce especificamente o papel de consultor. Para isso, ele se baseia no balancete da empresa. Com os resultados desse documento nas mãos, cabe ao contador e seu time fazer uma análise aprofundada da situação empresarial.

O objetivo com essa atuação é que, por meio de uma interpretação contábil mais complexa, personalizada e investigativa, o contador leve ao gestor do negócio importantes insights para suas tomadas de decisão.

Com isso, a contabilidade deixa de ser um "mal necessário" para a companhia, e se torna um dos principais pilares do seu crescimento.

 

A importância da comunicação no funcionamento desse tipo de contabilidade

Ainda sobre o funcionamento da contabilidade consultiva, é bem importante destacarmos que ela precisa ter como base a estruturação de uma boa comunicabilidade entre contador e gestor.

Afinal, de nada adianta o contador fazer uma análise pontual da parte contábil da empresa, se o gestor não estiver disposto a recebê-la e utilizá-la como deve; ou ainda, se ele não conseguir entender o que está sendo apresentado.

Como o próprio nome sugere, o contador que adota essa metodologia de trabalho precisa se tornar um verdadeiro consultor. Por esse motivo, seu trabalho não se limita a fazer a análise contábil estratégica que citamos tantas vezes ao longo deste artigo.

Também cabe a ele encontrar a melhor forma de apresentar esse levantamento ao gestor, considerando as características e conhecimentos desse contratante, e também as especificidades da empresa.

Isso significa que se trata de um serviço contábil personalizado, que necessita atender às necessidades de cada negócio, a fim de realmente contribuir para o seu crescimento.

Este artigo também interessa a você. Confira! "Consultoria empresarial: qual o impacto no seu negócio?"

 

Quais as diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional?

Logo no início deste artigo, dissemos que a contabilidade consultiva pode ser vista com a evolução da contabilidade tradicional, lembra-se?

Pois bem, isso acontece porque o papel do contador deixa de se limitar ao cumprimento de obrigações fiscais e contábeis e se torna um dos pilares estratégicos essenciais para a expansão da companhia.

Mas para esse conceito de progresso e aprimoramento contábil ficar mais claro para você, descreveremos agora as principais diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional. São elas:

  • visão estratégica;

  • tecnologia;

  • tomada de decisão;

  • foco;

  • dados;

  • lucratividade.

 

Visão estratégica

A contabilidade convencional tem uma visão limitada ao atendimento e cumprimento das leis contábeis vigentes para cada tipo de empresa e segmento. A consultiva, por sua vez, tem uma visão mais estratégica e usa esse cenário de obrigação contábil e fiscal como fonte de dados para geração de insights que ajudam no sucesso do negócio.

Tecnologia

Na contabilidade convencional, a tecnologia é pouco usada ou usada apenas como meio de otimizar a realização das atividades e processos diários do escritório contábil.

Já na contabilidade consultiva, os recursos e soluções tecnológicos são usados como ferramentas para extrair todos os dados que forem possíveis e úteis para uma análise precisa e devidamente respaldada.

Tomada de decisão

Profissionais contábeis que atuam tradicionalmente vendem a contabilidade para seus clientes apenas como uma obrigação da qual é impossível fugir. Dando a esse setor um aspecto equivocado sobre sua real importância.

Por outro lado, os contadores que atuam de maneira consultiva entendem a importância dessa estratégia e sabem mostrar para seus clientes quanto essa abordagem contribui para tomadas de decisão mais assertivas e, consequentemente, para o sucesso de seus negócios.

 

Foco

A contabilidade convencional foca apenas no cumprimento de prazos, o que é importante para que a empresa não se prejudique legal e financeiramente. Entretanto, esse modo de atuação se limita a isso.

Na complementação desse cenário, a prestação de um serviço contábil consultivo também cumpre com todas as práticas tradicionais e burocráticas que fazem parte da rotina de um negócio.

Porém, acrescido a isso, há a participação estratégia, por meio da qual a análise aprofundada da situação da companhia gera indicadores, dados e informações que contribuem para uma gestão financeira muito mais precisa e com foco no crescimento e sucesso saudável da organização.

 

Dados

Na contabilidade convencional, os dados gerados nos diversos relatórios que podem ser emitidos são apenas números, os quais servem somente como um parâmetro para verificar se a empresa está dentro ou não dos padrões esperados — por exemplo, se está obtendo lucro ou prejuízo.

Todavia, na contabilidade consultiva, os dados da companhia têm um tratamento muito mais profundo e expandido.

No caso, eles são devidamente explorados, comparados e tratados para a geração de diversos tipos de diagnósticos contábeis e financeiros, análise de desempenho empresarial, apoio para a gestão financeira da companhia e muito mais.

Lucratividade

Por ser bastante limitada, a contabilidade convencional realiza o processo de fluxo de caixa da empresa sem dar a devida atenção a todas as informações geradas nessa atividade.

Do lado oposto, a consultiva permite ao contador apontar para o gestor quais caminhos ele pode seguir para aumentar o fluxo de caixa da companhia e, por reflexo, a lucratividade do negócio.

Quais são as principais vantagens da contabilidade consultiva?

Somente com essas diferenças já dá para ter uma boa ideia de como a contratação de um serviço contábil consultivo pode ser benéfico para a sua empresa, concorda?

Para deixar essa percepção ainda mais evidente, confira a lista com as principais vantagens da contabilidade consultiva, sendo:

  • melhora nas tomadas de decisão;

  • planejamento estratégico e financeiro mais preciso;

  • otimização da gestão de recursos da companhia;

  • uso mais amplo da tecnologia;

  • atendimento contábil realmente personalizado;

  • fomento à inovação e crescimento do negócio;

  • melhora da qualidade dos serviços e/ou produtos comercializados.

 

Melhora nas tomadas de decisão

Tomadas de decisão baseadas em dados são muito mais precisas. O motivo é até um tanto óbvio, mas vale a pena comentarmos: você deixa de lado achismos e suposições e começa a trabalhar se respaldando na realidade da sua empresa.

Com isso, as chances de seus planos darem errado diminuem drasticamente, o que também ajuda a evitar perda de tempo e de dinheiro com abordagens que não trarão o resultado esperado para o seu negócio.

Planejamento estratégico e financeiro mais preciso

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, o planejamento estratégico, bem como o financeiro da sua empresa, ganharão uma base muito mais sólida se contar com serviços contábeis consultivos.

Afinal, mais uma vez, você estará trabalhando com dados reais que foram devidamente analisados, estudados e retirados insights importantes para o crescimento financeiro saudável do seu negócio.

Otimização da gestão de recursos da companhia

Partindo do princípio de que é possível ter um planejamento financeiro muito mais pontual e estratégico, abre-se caminho para uma gestão de recursos aprimorada.

Em outras palavras, o que queremos dizer é que, como todas as movimentações agora são vistas e tratadas de forma estratégica, fica muito mais fácil direcionar os fundos de modo que essa distribuição ajude verdadeiramente na expansão da empresa.

Uso mais amplo da tecnologia

Como também dissemos, na contabilidade consultiva a tecnologia é uma forte e importante aliada na gestão contábil. Por meio das soluções certas, diversos tipos de relatórios podem ser gerados, dando uma visão muito mais interessante e clara sobre os resultados da companhia.

A partir deles, os gestores conseguem informações e dados reais que ajudam a melhorar a administração da empresa de modo geral.

Atendimento contábil realmente personalizado

Reforçando outro ponto que comentamos — e que também é uma grande vantagem da contabilidade consultiva —, está o atendimento personalizado que será recebido pela empresa.

Como cada negócio recebe uma análise pontual do seu momento fiscal, contábil, tributário e financeiro, as sugestões geradas são verdadeiramente direcionadas para aquele negócio.

Ou seja, não se tratam de estratégias padrões e básicas indicadas para todas as empresas. Isso acontece porque cada uma apresenta um cenário distinto devidamente analisado e estudado, do qual são extraídas as melhores oportunidades de evolução.

Fomento à inovação e crescimento do negócio

Essas oportunidades, por sua vez, podem se tornar pontos de fomento para a promoção da inovação e do crescimento no negócio.

Entre as razões para isso, está o fato que a empresa passa a ter um controle financeiro muito mais preciso. Essa condição, como também já dissemos, ajuda no direcionamento dos recursos, os quais podem ser usados para aquisição de soluções que ajudem a modernizar a companhia, deixando-a muito mais competitiva.

Melhora da qualidade dos serviços e/ou produtos comercializados

Ao fazer isso, a empresa tem a chance de melhorar a qualidade dos produtos e/ou serviços vendidos ao cliente final.

Dessa forma, as taxas de atração e de retenção tendem a aumentar, bem como de faturamento.

Como resultado, a organização se destaca dos concorrentes, ganha muito mais espaço no mercado de atuação e conquista margens de rentabilidade bem mais expressivas.

Como levar tudo isso para a sua empresa?

Percebeu como um serviço contábil pode ir muito além de apenas lidar com guias, tributos, impostos, prazos, balancetes e afins?

Ao contar com uma contabilidade consultiva, diversas frentes da sua empresa são impactadas positivamente, melhorando sua atuação de modo geral. Com isso, é possível obter muito mais receita e crescer financeiramente de maneira bem mais sustentável e constante.

A Mapah, por exemplo, atua dessa forma, com a oferta de serviços de contabilidade consultiva voltados para gestão contábil, fiscal e departamento pessoal.

Para isso, nossos profissionais atuam de forma preventiva e consultiva, próxima do empresário ou administradores, fazendo da contabilidade uma efetiva ferramenta gerencial para tomada de decisões com muito mais resultados!

Confira agora mesmo tudo o que a Mapah tem a oferecer e aprimore toda a gestão financeira e de pessoal da sua empresa!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir