&ev=PageView&noscript=1"/> Notícias - Como os relatórios gerenciais podem impulsionar o seu negócio?
Contábil Empresarial

Como os relatórios gerenciais podem impulsionar o seu negócio?

Publicado em 05/09/2022
Como os relatórios gerenciais podem impulsionar o seu negócio?

Os relatórios gerenciais são o norte para o empreendedor que busca crescer o seu negócio. Através dele é possível observar todas as informações necessárias para serem trabalhadas, melhoradas ou corrigidas no seu formato de empreendimento. 

Por isso, trazemos uma análise do que são relatórios gerenciais e como eles podem ser utilizados visando o crescimento do negócio, buscando a assertividade na tomada de decisões.

O que são relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são documentos que reúnem dados e análises importantes da empresa, buscando em áreas estratégicas, projetos e ações do seu empreendimento para servir como base em uma gestão qualificada. 

Sua função principal é fornecer um panorama geral da empresa, trazendo um compilado de informações para empreender de forma mais confiável, tendo como base informações do funcionamento da empresa para tomada de decisões importantes. 

No entanto, para que o relatório gerencial seja produtivo e confiável, o empreendedor deve seguir métodos para a sua confecção.

No geral, eles contribuem nas áreas contábeis e financeiras, de produtividade, vendas e até no controle de qualidade do seu empreendimento. 

A tendência das empresas que utilizam este modelo de relatório é criar um sistema para automatizá-los durante o processo de criação, para ser possível recorrer a modelos de meses passados para ajudar no preenchimento. 

Dentre os modelos de relatórios gerenciais utilizados, há subdivisões que podem favorecer determinadas áreas da empresa, como:

  • Auxílio aos clientes: organizando as distribuições do faturamento por cliente, conhecendo a contribuição de cada um para as finanças da empresa e sua "importância” na cadeia de negócios;
  • Relatório dos clientes: a partir deste modelo de relatório, é possível conhecer os clientes e suas informações pessoais para oferecer soluções mais adequadas e personalizadas para as suas necessidades; 
  • Produtos e serviços mais vendidos para o seu público: auxilia no controle dos produtos e serviços mais vendidos da empresa, orientando seu time de desenvolvimento a encontrar as medidas mais satisfatórias para o seu público; 
  • Satisfação do cliente: avalia o grau de satisfação dos clientes a partir dos produtos, serviços e atendimento aos seus colaboradores ; 
  • Relatório de lançamentos no caixa: oferece uma visão dos valores atualizados da entrada e saída da empresa para o controle da gestão financeira; 
  • Vendas por cliente: possibilita conhecer melhor o interesse de cada cliente e o que ofertar para cada público, além de recolher informações que possam ser utilizadas futuramente.

Por que utilizar os relatórios? Como eles podem ajudar sua empresa?

Os relatórios são grandes aliados na gestão de uma empresa pois, eles permitem aos colaboradores e gestores uma visão amplificada e clara de como está o andamento do negócio. 

Eles são muito importantes para o seu empreendimento, pois, a partir deles, é possível embasar o planejamento estratégico traçado, definindo metas que sejam mais concisas para alcançar o êxito.

Pois, suas ações são baseadas em dados para oferecer uma gestão mais sólida. Desta forma, o empreendedor consegue agilizar os processos da empresa e aderir a uma gestão inteligente e de qualidade, mantendo a empresa ativa no mercado.

Além disso, ao utilizar os dados apresentados nos relatórios gerenciais, sua empresa consegue atuar munida de informações atualizadas e estruturadas de forma que facilitem o entendimento e visualização de todos os seus colaboradores. 

E, por último, mas bem importante, os relatórios permitem a criação de um histórico. Quando produzidos com regularidade, permitem que haja um acompanhamento dos progressos das áreas trabalhadas da empresa mês a mês.

Dentre os modelos de relatórios mais utilizados estão:

  • Fluxo de caixa
  • DRE gerencial 
  • Análise de estoque 
  • Vendas 
  • Análise de pagamentos 
  • Análise de recebimentos 
  • Relatório de posição de contas 

Conclusão 

A partir das informações disponíveis nessa leitura, é possível entender que um relatório gerencial, quando bem estruturado, permite que o empresário possa tomar decisões mais assertivas, baseada em dados da própria empresa, com estudos a curto, médio ou longo prazo.

Atualmente, há disponível no mercado sistemas integrados para facilitar a vida do gestor a compilar estas informações de forma fácil e prática de leitura.

Porém, vale lembrar que seus relatórios precisam ser concisos e verídicos. Feitos com muita atenção e a partir de colaboradores que entendem deste procedimento.

Nós da Mapah podemos auxiliar a sua empresa através de uma contabilidade consultiva e focada na gestão do seu negócio. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma conversa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir