Quando fazer uma auditoria contábil?
Filtro de Categorias
02/02/2022

Mapah

Quando fazer uma auditoria contábil?

Quando fazer uma auditoria contábil?

A auditoria contábil compreende em uma inspeção através de exames, livros e registros financeiro e fiscais, eletrônicos e formais, e também, sobre as informações internas e externas de patrimônios da unidade auditada.

 A função da auditoria é averiguar a veracidade das informações registradas pela empresa e das demonstrações que se referem aos eventos e representações deste patrimônio. 

Acontecimentos que não possuem registros contábeis também são averiguados, isto porque os mesmos podem sofrer alterações nas suas reais atividades prestadas. 

As auditorias podem ser divididas em grupos, investigando diferentes aspectos de uma empresa. São eles: aspecto administrativo, aspecto patrimonial, aspecto fiscal, aspecto técnico, aspecto financeiro e aspecto econômico. 

A averiguação realizada é fundamental para a gestão da empresa, vez que possibilita aos administradores o aperfeiçoamento e seguridade dos dados do negócio e o ajuste de procedimentos, trazendo mais confiabilidade e visibilidade para sua marca.


Quando é necessário fazer uma auditoria? 

Para uma boa gestão empresarial, a auditoria contábil possui uma periodicidade. Ao menos uma vez ao trimestre é uma das mais recomendadas, já que é possível identificar prováveis incorreções e evitar que essa situação se prolongue prejudicando a saúde financeira e fiscal da empresa. 

Caso encontre algum problema para efetuar os procedimentos da auditoria, é recomendável recorrer a uma assessoria contábil, que realizará os ajustes e correções recomendados. 

Quais os benefícios da auditoria contábil? 

Colocar esforço no estudo sobre a sua saúde contábil e financeira é prever o andamento da sua organização. 

Como citado anteriormente, ao prever os possíveis cenários que sua empresa pode ter, permite uma estrutura organizacional alinhada, criando estratégias e controle dentre as estratégias, os processos eos colaboradores. 

Ao realizar a auditoria, você estará adequando sua empresa a padrões legislativos nacionais, concedendo maior credibilidade e visibilidade para o seu empreendimento. 

Além disso, ao se submeter a esse procedimento, todo o seu negócio é digitalizado, entrando no mundo on-line, em que é muito mais fácil a organização de procedimentos e documentos, por exemplo. 

Outro benefício é a possibilidade de que os proprietários do empreendimento possuam um controle exato sobre seu negócio, evitando assim risco de sonegação de impostos, possíveis furtos e multas. 


Aprenda a diferenciar as organizações de auditoria Interna e Externa


Auditoria Interna 

É realizada por colaboradores da própria empresa auditada.

Essa categoria de auditoria não exige que seus colaboradores sejam formados na área contábil. A função principal é atestar a veracidade dos controles processuais internos da empresa. 


Auditoria Externa 

Na auditoria externa, os responsáveis pela inspeção não podem possuir nenhum tipo de vínculo com a empresa auditada. 

O objetivo é realizar a coleta de informações para a empresa e consolidar a análise dos registros, documentações e demonstrações para elaborar uma averiguação adequada. 

Para realizar esse tipo de auditoria é necessário contratar uma empresa especializada para obter um relatório confiável e fidedigno. 

Apesar de a legislação brasileira obrigar a realização de auditorias independentes a empreendimentos com faturamentos acima de 240 milhões, é importante para toda e qualquer organização, independente de porte ou segmento, que realize uma auditoria contábil minuciosa.

Saiba mais e entenda como funciona uma auditoria e seus processos  

O processo de realização da auditoria é dividido em cinco etapas: planejamento e levantamento do processo, programa de trabalho, execuções, monitoramento das recomendações e relatório de conclusão. 

O planejamento e levantamento do processo é essencial para garantir a qualidade da auditoria. O responsável por esse processo é encarregado de revisar e atualizar o planejamento. 

Já no levantamento de riscos, são analisadas as possibilidades que possam oferecer algum problema, como prazos não cumpridos, além de prever possíveis erros para melhorar a qualidade do trabalho, otimizando a oportunidade de encontrar futuros impedimentos, assim como garantir a uniformidade dos levantamentos, análises e avaliações a serem realizados pela equipe de auditoria. 

Na etapa de programa de trabalho é conduzida para a definição dos objetivos. É necessário definir os métodos utilizados para executar a audição contábil.

No processo de execução, é realizada a execução dos procedimentos definidos na etapa anterior: estudo, controle e avaliação dos trabalhos executados, reunião da abertura dos trabalhos executados, aplicação dos procedimentos da auditoria e desenvolvimento no trabalho da auditoria. 

É importante detalhar de que forma os documentos foram extraídos. Registrando assim como foram realizados os procedimentos de trabalho, criando insumos para o relatório final da auditoria. 

Após essas etapas, é hora de construir o relatório de conclusão. Ele abrange todo o procedimento realizado durante todas as etapas da auditoria fiscal, expondo os processos organizacionais errôneos, fraudes ou deficiências organizacionais. 

É necessário um vocabulário claro na elaboração do relatório, facilitando a leitura e interpretação das partes interessadas. 

No procedimento final, é realizado o acompanhamento dos processos implementados a partir das instruções passadas à organização a partir da auditoria. 

O objetivo é assegurar que os itens levantados na auditoria contábil sejam realizados, prevenindo irregularidades e mantendo as propriedades definidas na auditoria anterior. 


Conclusão 

A auditoria contábil é essencial para a saúde do negócio. Ela é fundamental para avaliar os controles fiscais, contábeis e operacionais da empresa. 

Quer saber como a Mapah pode ajudar a sua empresa com uma auditoria totalmente personalizada? Clique aqui e conheça mais sobre a Mapah e suas soluções para negócios.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir