&ev=PageView&noscript=1"/> Como usar as demonstrações contábeis para tomar decisões?
Contábil Empresarial

Como usar as demonstrações contábeis para as decisões da sua empresa?

Publicado em 11/11/2022
Como usar as demonstrações contábeis para as decisões da sua empresa?

As demonstrações contábeis são parte essencial de qualquer negócio. Elas fornecem informações valiosas que ajudam as empresas a manter a conformidade, gerenciar o desempenho e melhorar a tomada de decisões em geral.

Embora os relatórios financeiros sejam usados ​​para registrar, resumir e relatar as transações e atividades financeiras realizadas por uma empresa durante um período, a maioria das pessoas não aprecia o potencial significativo que eles apresentam.

Contudo, é necessário entender que a contabilidade fornece informações gerenciais sobre a posição financeira da empresa, tais como: lucros e perdas, custos e ganhos, passivos e ativos, entre muitos outros. Por isso, o impacto das demonstrações contábeis na empresa precisa ser considerado.

Afinal, o papel dos serviços contábeis não se restringe em adquirir conhecimento sobre a situação financeira. Eles também podem auxiliar na elaboração do planejamento estratégico do negócio. Além disso, auxiliam a gestão a ter uma tomada de decisão com potencial de ser benéfica e lucrativa.

O que são demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis são os relatórios de desempenho. Eles visam apontar a performance financeira e econômica de uma empresa.

Seu objetivo é representar o fluxo financeiro em um determinado momento. Assim eles mostram as informações do negócio com transparência para todos os sócios e acionistas.

Indo direto ao ponto: essas demonstrações expõem os resultados da empresa em um certo período. Isso diz respeito a:

  • faturamento;

  • lucro bruto e líquido;

  • despesas e;

  • investimentos feitos.

Importante citar que segundo a Lei 6.404/76, a divulgação de demonstrativos contábeis é uma obrigação de todas as empresas de sociedade por ações. Por isso, recomendamos a ajuda de um contador. Somente ele pode garantir que todo o processo seja feito adequadamente.

Conheça os principais tipos de demonstrações contábeis

Existem vários tipos de demonstrações contábeis. Cada uma com um objetivo e um conteúdo específico. Na sequência, conheça os principais e suas características.

  • Demonstração de Resultados (DRE): é o relatório que mostra o resultado econômico da empresa em um determinado período. Na prática, é o lucro ou o prejuízo por ela obtido. A DRE é composta sempre por 4 elementos, que são: a receita bruta, os custos e despesas operacionais e não operacionais, o resultado financeiro e os impostos.

  • Balanço Patrimonial (BP): neste caso, trata-se do relatório que apresenta a situação patrimonial da empresa em uma determinada data. Assim, são considerados o conjunto de bens, direitos e obrigações que ela possui. O BP é dividido em dois grupos. No caso, o ativo, que representa os recursos aplicados pela entidade; e o passivo, que representa as fontes de recursos dessa entidade. É importante destacar que passivo inclui também o patrimônio líquido, que é a diferença entre o ativo e o passivo.

  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): é o relatório que aponta as alterações feitas no patrimônio líquido da empresa. Esse relatório é composto pelo saldo inicial do patrimônio líquido; pelos ajustes de exercícios anteriores; pelo resultado do período; pelas distribuições de lucros ou dividendos; pelas reservas de lucros e demais alterações que afetam o patrimônio líquido.

  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC): é o relatório que mostra as entradas e saídas de dinheiro da entidade em um determinado período. Na prática, ele é o fluxo de caixa. O DFC é dividido sempre em três atividades: o operacional, que representa o fluxo de caixa gerado pelas operações da entidade; o de investimento, que representa o fluxo de caixa aplicado ou recebido em investimentos; e o de financiamento, que representa o fluxo de caixa obtido ou pago em financiamentos.

  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): é o relatório que mostra o destino dos lucros ou prejuízos acumulados pela entidade em um determinado período. Esse relatório é composto pelo saldo inicial dos lucros ou prejuízos acumulados; pelo resultado do período; pelas transferências para reservas de lucros e pelas distribuições de lucros ou dividendos.

  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA): é um documento responsável por mostrar a riqueza gerada pela entidade em um determinado período. Além disso, ele demonstra sua distribuição entre os agentes econômicos que contribuíram para sua geração. O DVA reúne dados sobre a receita bruta; os insumos adquiridos de terceiros; o valor adicionado bruto; os impostos e contribuições em relação à produção e o valor adicionado líquido.

  • Notas Explicativas (NE): são informações complementares às demonstrações contábeis. Elas servem para esclarecer os critérios adotados na sua elaboração; as políticas contábeis realizadas; os eventos subsequentes às datas das demonstrações e; outros dados relevantes para a sua compreensão.

Em resumo, esses são os principais tipos de demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades. Vale lembrar que elas são regulamentadas pelas normas contábeis brasileiras e internacionais. São elas que estabelecem os princípios, as regras e as formas de apresentação das mesmas.

Quais são os principais benefícios de uma demonstração contábil?

A relação entre contabilidade e tomada de decisão é frequentemente descrita como uma via de mão dupla — você não pode ter uma sem a outra. Para fins fiscais, as demonstrações contábeis ajudam a demonstrar aos investidores e credores a integridade financeira de uma empresa. Ao mesmo tempo, fornecem informações importantes que podem ser usadas para tomar decisões de negócios melhores e mais informadas.

Isso significa que não importa quais sejam suas metas financeiras: aproveitar o poder dos relatórios financeiros pode ajudar a acelerar o crescimento de seus negócios. Ao registrar e relatar as transações financeiras que ocorrem regularmente em sua empresa é possível entender melhor a saúde financeira dela e tomar decisões de negócios mais precisas.

Por isso, separamos aqui os principais benefícios da demonstração contábil para a sua empresa:

Auxilia na tomada de decisão

A previsão é uma importante ferramenta financeira. Ela permite que proprietários e gerentes prevejam oportunidades e tendências. Isso se dá por meio da análise de suas demonstrações financeiras. Assim é possível contar com o know-how financeiro para tomar decisões mais informadas sobre processos como a compra de novos equipamentos ou a contratação de mais funcionários, por exemplo.

Ajuda a prever o fluxo de caixa

Não importa o tamanho do seu negócio, gerenciar o fluxo de caixa de forma eficaz é essencial. Isso pode garantir a saúde financeira ideal. O fluxo de caixa é útil para rastrear como sua empresa está gerenciando o lado financeiro das coisas. Isso significa analisar os lucros e perdas previstos. Manter as transações financeiras seguras e fluentes no processo. Considerar o fluxo de caixa e como ele afeta seus negócios significa criar orçamentos e gráficos de tendências. Isso permite utilizar essas informações para decidir a melhor forma de alocar orçamento e recursos para garantir o crescimento previsto da receita da empresa.

Identifica tendências

Os relatórios financeiros também são uma ferramenta importante. Especialmente na identificação de tendências para a empresa. A capacidade de identificar tendências ajuda a avaliar quaisquer pontos fracos nos negócios. Também ajuda a fazer melhorias imediatas projetadas para beneficiar a saúde financeira, em geral. Além disso, ter acesso a informações em tempo real sobre a atividade financeira permite que você tome decisões precisas e informadas que podem evitar possíveis obstáculos. Em resumo, isso ajuda a garantir a fluidez financeira em todos os momentos.

Obtenção de créditos

Se a sua empresa precisa de crédito para novos investimentos, ter as demonstrações contábeis emitidas é essencial. Isso porque esses documentos comprovam que a organização atua na lei e cumpre com as suas obrigações fiscais. Além disso, essas informações servem como comprovação de renda. Dificilmente uma instituição financeira concede crédito sem se certificar de que a pessoa ou empresa que está fazendo a solicitação pode arcar com as parcelas do pagamento. Para isso, as instituições analisam justamente essas demonstrações, que funcionam como comprovantes de renda e da saúde financeira do negócio.

Investimento

Investidores e analistas usam as informações das demonstrações contábeis para tomar decisões sobre a avaliação e a credibilidade de uma empresa, pois assim é possível estabelecer metas de preço e determinar se o preço de uma ação está valorizado ou não. Sem as informações fornecidas pelas demonstrações, os investidores teriam menos entendimento sobre a saúde financeira atual e suas futuras projeções.

Conclusão

Com tantas vantagens, essa função da contabilidade tem enorme importância. Seja no planejamento, seja na tomada de decisões da sua empresa. Afinal, ela pode ajudar a controlar os dados financeiros necessários. E assim permitir que a gestão planeje melhor o futuro da empresa. Além disso, a transparência da empresa com os investidores ajudará a aumentar sua confiança.

Em resumo, a precisão e a confiabilidade dos dados emitidos por meio de uma demonstração são fundamentais para o sucesso empresarial. Afinal, sem insights significativos e acionáveis, dificilmente você tem como avaliar os movimentos futuros do seu negócio. Em tais circunstâncias, as demonstrações tornam-se uma âncora das empresas modernas.

Uma contabilidade vai conseguir agregar uma visão mais detalhista e assertiva. No âmbito estratégico e logístico é fundamental contar com a assistência de mais uma pessoa capacitada no seu ramo de negócios.

Coloque seu negócio no caminho do sucesso dentro desse setor de atividade. E faça isso sem infringir a lei vigente e se mantendo alinhado às atualizações do setor. Entre em contato com a Mapah e saiba como podemos ajudar!

Com um atendimento contábil e postura consultiva, fica muito mais fácil acompanhar o crescimento da sua empresa! Aqui na Mapah, nosso time está constantemente atualizado e pronto para compartilhar conhecimento e gerar insights que vão fazer diferença para o seu negócio.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir