&ev=PageView&noscript=1"/> BPO financeiro vale a pena? Veja se é o ideal para sua empresa
Financeiro

BPO financeiro vale a pena? Veja se é o ideal para sua empresa

Publicado em 06/07/2023
BPO financeiro vale a pena? Veja se é o ideal para sua empresa

O BPO é uma solução eficaz e recomendada quando a empresa precisa otimizar seus processos financeiros.

Com ele é possível sofisticar e especializar o trabalho com o caixa. Logo, essa costuma ser uma maneira de gerar um diferencial para o negócio.

Neste artigo, vamos explorar as formas de se conseguir isso e ir além, fornecendo informações detalhadas sobre o BPO financeiro. Se você está interessado em otimizar seus processos financeiros e aumentar a eficiência na gestão, continue conosco para saber mais sobre o BPO financeiro.

O que é o BPO financeiro

BPO é uma sigla em inglês. Ela significa “Business Process Outsourcing”. Em português, isso quer dizer algo como a terceirização da gestão de um determinado processo. Neste caso, do processo financeiro. Consequentemente, e tendo em vista a realidade do mercado, podemos dizer que fazer o BPO Financeiro significa, de maneira geral, contratar uma empresa terceirizada para fazer a gestão das finanças do empreendimento.

A ideia é que o BPO Financeiro tome conta de toda ou de parte da gestão financeira de um negócio, estando apto para se integrar com as rotinas contábeis e as obrigações tributárias.

Essa costuma ser uma excelente estratégia especialmente para empresas que trabalham com equipes reduzidas, ou mesmo com grandes equipes que, por algum motivo, precisam de apoio na gestão financeira.

Para que serve e como funciona

O foco do BPO está em simplificar e otimizar os processos que interferem no funcionamento das finanças do negócio.

A ideia é colocar a gestão financeira e seus processos de rotina sob responsabilidade de um prestador de serviço especializado, assim, ele terá como atuar.

O BPO financeiro precisa fornecer aos clientes soluções financeiras personalizadas. Isso porque, entre outras, são realizadas ações específicas nos pontos estratégicos e gerenciais da empresa.

Dessa forma, tanto registros e emissão de notas e cobranças, quanto questões referentes à estruturação das rotinas para a escalabilidade e disponibilização dos números para stakeholders, por exemplo, se enquadram nesse trabalho.

De maneira mais precisa, podemos citar:

  • controle de contas a pagar e receber;

  • emissão de notas fiscais e cobranças;

  • gestão do fluxo de caixa;

  • produção de outros relatórios financeiros;

  • agendamento e pagamento de contas, salários e demais despesas;

  • auxílio a montagem e seguimento de orçamento empresarial;

  • auditoria financeira;

  • auxílio à tomada de decisão da gestão empresarial com base nos relatórios de finanças.

Os principais escopos dentro do BPO financeiro

O BPO financeiro precisa fornecer aos clientes, soluções financeiras personalizadas. Isso porque, entre as maiores demandas dessa atividade estão ações que dependem da realidade de cada empresa. Tais como:

  • o gerenciamento das contas a pagar e a receber;

  • o processamento da folha de pagamento e;

  • o gerenciamento de duplicatas.

Vamos mais a fundo em cada uma dessas ações.

Controle de contas a pagar e receber

A ideia, com o BPO, é que a responsabilidade sobre todas as contas seja terceirizada de maneira que as pendências sejam sempre resolvidas em dia e que os recebimentos estejam registrados de acordo com um padrão.

Emissão de notas fiscais e cobranças

O BPO financeiro também costuma auxiliar na emissão de notas fiscais e cobranças das empresas. Assim, esse serviço tem como garantir que todas as transações sejam devidamente documentadas e que os clientes sejam cobrados pontualmente e do jeito certo.

Gestão do fluxo de caixa

Da mesma forma, o BPO financeiro pode ajudar a gerenciar o fluxo de caixa de uma empresa. Ele tem como contar com ferramentas e práticas diferenciadas para fazer com que haja sempre dinheiro suficiente em caixa para cobrir as despesas e investimentos.

Produção de outros relatórios financeiros

Essa solução também pode auxiliar na produção de relatórios financeiros. É o caso de balanços patrimoniais e demonstrações de resultados. Consequentemente, a empresa tem como obter informações importantes para a tomada de decisões dos gestores.

Agendamento e pagamento de contas, salários e demais despesas

O BPO financeiro pode ajudar a agendar e realizar pagamentos de:

  • contas;

  • salários e;

  • outras despesas.

Essa é uma maneira eficiente de fazer com que todos os pagamentos sejam realizados sempre em dia.

Auxílio à montagem e seguimento de orçamento empresarial

O BPO financeiro pode auxiliar no planejamento do negócio. Isso porque ele atua também na montagem e no seguimento do orçamento. Essa prática é útil para a empresa ter como pensar seus gastos e investimentos de maneira eficiente.

Auditoria financeira

Outra vantagem é ter como contar com auditorias para verificar a precisão das informações financeiras da empresa e garantir que todos os processos estejam em conformidade legal, respeitando as normas e regulamentações.

Auxílio à tomada de decisão da gestão empresarial com base nos relatórios de finanças

Por fim, o BPO financeiro tem como fornecer informações importantes para a tomada de decisão da gestão empresarial. Isso porque ele gera relatórios de finanças, ajudando os gestores a tomar decisões informadas sobre investimentos, despesas e demais questões financeiras.

Principais benefícios de contar com o BPO financeiro

Redução de custos

A terceirização de serviços financeiros pode ser útil para reduzir os custos operacionais. O motivo é que ela elimina os gastos diretos com infraestrutura, equipamentos e equipe interna para gerenciar as atividades financeiras.

Melhoria na cadeia de processos

O BPO Financeiro também pode melhorar a cadeia de processos contábeis de uma empresa por terceirizar demandas específicas. E isso também é importante para aumentar a eficiência na gestão contábil.

Maior flexibilização na organização do trabalho interno

A ideia é que exista uma equipe de trabalho totalmente independente da sua empresa. E isso naturalmente gera uma maior flexibilização das rotinas e da organização do trabalho.

Visão estratégica das finanças

Por fim, o BPO Financeiro é capaz de fornecer uma visão estratégica das finanças da empresa. E isso permite que os gestores tenham sempre uma noção maior a respeito de como está o caixa do negócio para tomarem decisões corporativas com mais critérios.

Em resumo, tanto quanto trabalhar com o BPO financeiro é importante também contar com empresas capazes de oferecer esse serviço com a mais alta qualidade. É o caso da BPYOU - Gestão Financeira, parceira do Grupo Mapah, para você ter acesso a um BPO financeiro da mais alta qualidade.

Agora que sabe o que é BPO, confira também boas práticas para otimizar a gestão financeira da sua empresa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir