&ev=PageView&noscript=1"/> Entenda o valor do Planejamento e Controladoria nas empresas
Empresarial

Planejamento e controladoria: por que é tão importante para grandes empresas?

Publicado em 20/09/2022
Planejamento e controladoria: por que é tão importante para grandes empresas?

O planejamento e a controladoria são fatores essenciais para o sucesso de uma organização. Quando uma empresa tem um processo de planejamento e um plano a seguir, os líderes estão mais bem equipados para se preparar para o futuro. 

Um plano de negócios cria um foco para a empresa, unindo os funcionários em direção a objetivos comuns. Quando todos trabalham juntos, é mais fácil gerenciar tempo e recursos e posicionar a empresa para o crescimento constante. Por isso, os dois juntos são recursos decisivos para  o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas. 

Planejamento: qual a verdadeira importância?

Para desenvolver todo seu potencial com eficiência, uma empresa deve trabalhar em direção a uma meta específica.

Mas, como saber o que é relevante para o objetivo é o que não é? É disso que se trata o planejamento. 

O planejamento na gestão é sobre quais etapas você precisa criar para atingir as metas, quais mudanças precisam ser feitas, quais obstáculos você precisa prever e como usar os recursos humanos e oportunidades para alcançar o resultado esperado.

O processo de planejamento envolve uma atenção aos recursos atuais e tendências de mercado. Em termos simples, uma meta é onde sua empresa quer estar em um determinado momento e o planejamento vai determinar como você vai chegar lá.

• Planejamento Financeiro: veja quais são os principais erros ao montar essa estratégia

Controladoria: por que é tão necessária?

Planejamento sem um controle efetivo é uma tarefa inútil. A controladoria ajuda a gestão a agilizar a diligência e suas atividades de planejamento e organização. É através dela que se torna possível saber se o planejamento está sendo seguido e se mostrando efetivo para a empresa. 

O controle também pode ser visto como um processo de detectar novas soluções. A maioria das grandes empresas em que a gestão une o processo de controladoria a cultura de feedback, tem iniciativas de mudanças positivas em seus negócios.

Em outras palavras, esse tipo de controle ajuda a comparar o desempenho com um padrão já existente e iniciar uma ação corretiva a partir daí. No controle, os gestores medem o desempenho real e comparam essa configuração com os padrões internos e de mercado. 

De certa forma, a controladoria financeira pode ser um papel difícil de se definir, mas não é impossível. Ela atravessa as divisões entre contabilidade, estratégia financeira e liderança. 

Bons profissionais precisam ter muita atenção aos detalhes e uma visão geral em mente. Eles têm a tarefa de garantir a precisão do controle, mas também melhorar a eficiência na execução - dois objetivos que muitas vezes confrontam. 

Qual é o impacto da união desses dois importantes recursos?

O planejamento apropriado permite que a administração expanda cada vez mais o negócio. Quando um plano está em vigor, os gestores são capazes de revisar facilmente os pontos fortes e fracos da empresa. Isso permite  o mapeamento das áreas nas quais o negócio pode se expandir com sucesso.

Ter um planejamento estratégico facilita a identificação de oportunidades para novos negócios e manter uma controladoria eficaz mostra o momento certo de dar um próximo passo.

A importância de um bom planejamento e de uma boa controladoria não pode ser subestimada, independentemente de seus objetivos.

 

Planejamento e controle são duas funções distintas da administração, mas estão intimamente relacionadas. Afinal, sem a base do planejamento, as atividades de controladoria se tornam infundadas.

Já na ausência de controle, nenhum propósito pode ser acompanhado de fato. Por isso, grandes empresas precisam entender que planejamento e controle se reforçam e aumentam a potência de um negócio.  

A Mapah pode ajudar o seu negócio! Através da nossa contabilidade consultiva, utilizamos dashboards dinâmicos e uma leitura de relatórios inteligentes, nossos especialistas proporcionam uma visão estratégica, com assertividade, segurança e qualidade. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma conversa para conhecer mais sobre a contabilidade como ferramenta de gestão. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir