&ev=PageView&noscript=1"/> Contabilidade estratégica: o que é e como implementar
Contábil

Contabilidade estratégica: o que é e como implementar

Publicado em 28/11/2023
Contabilidade estratégica: o que é e como implementar

A contabilidade estratégica é uma abordagem que vai além dos aspectos operacionais da contabilidade, se dedicando também a fornecer informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas dos gestores empresariais.

Ela é importante porque muitas empresas contam com equipes contábeis muito operacionais, mas pouco estratégicas. Isso significa que essas equipes estão frequentemente focadas em tarefas cotidianas. Logo, elas são boas em registrar transações, preparar demonstrações financeiras e garantir a conformidade com as regulamentações fiscais. Entretanto, ficam distantes de questões que, na prática, ajudam a definir o futuro da organização.

Assim, quando existe uma equipe de contabilidade estratégica, isso significa que ela se concentra em analisar e interpretar dados financeiros para ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas. É sobre esse tema que vamos nos dedicar agora.

O que é contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica é uma abordagem da contabilidade. Ela visa fornecer informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. Como visto, esse tipo de contabilidade se diferencia da contabilidade operacional, que lida com o registro de transações do dia a dia e a preparação de demonstrações financeiras.

Para tanto, a contabilidade estratégica envolve a análise e interpretação de dados financeiros. A ideia é que ela ajude a empresa a planejar seu futuro. Logo, esse tipo de abordagem inclui atividades como:

  • análise de tendências de mercado;
  • avaliação do desempenho financeiro em relação aos concorrentes;
  • identificação de oportunidades de crescimento;
  • avaliação do impacto financeiro de diferentes cenários estratégicos;
  • entre outros.

Qual o objetivo da contabilidade estratégica?

O principal objetivo da contabilidade estratégica é fornecer informações financeiras e não financeiras relevantes para a tomada de decisões estratégicas. São informações que permitem à empresa:

  • entender melhor seu desempenho financeiro;
  • identificar oportunidades de crescimento e;
  • avaliar o impacto financeiro de diferentes cenários estratégicos.

Muitas empresas recorrem à contabilidade estratégica quando precisam lidar com questões como expansão de mercado, aquisições e investimentos em novas tecnologias, por exemplo. Isso porque elas não são triviais.

De fato, são exigências que dependem de um trabalho informacional de qualidade para serem tratadas adequadamente. Nesse sentido, uma contabilidade estratégica costuma ser um recurso essencial.

Além disso, a contabilidade estratégica pode ser a solução para organizações que procuram indicadores mais precisos para avaliação de desempenho. E isso é algo que pode ajudar a empresa a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento. Confira na sequência benefícios mais claros desse tipo de abordagem na empresa.

Quais são os benefícios da contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica oferece vários benefícios para as empresas. Entre os principais, podemos citar os seguintes.

Tomada de decisão

A contabilidade estratégica fornece informações que podem ajudar os tomadores de decisão a fazer escolhas estratégicas precisas por contarem com dados exatos. Isso pode levar a melhores resultados de negócios a longo prazo.

Visão estratégica

A contabilidade estratégica ajuda a empresa a ter uma visão mais ampla de seu desempenho financeiro, em vez de se concentrar apenas em números operacionais. Isso tem o potencial de permitir que a empresa identifique tendências, oportunidades e riscos muito mais cedo.

Melhoria do desempenho financeiro

Ao fornecer uma análise mais profunda e estratégica dos dados financeiros, a contabilidade estratégica pode ajudar a empresa a identificar áreas de melhoria. Assim é possível implementar mudanças que podem levar a um melhor desempenho financeiro do negócio.

Gestão eficaz de riscos

A contabilidade estratégica pode ajudar a empresa a identificar e gerenciar riscos financeiros. E o que é mais interessante: de forma muito mais eficaz. Isso por conta do trabalho com a análise de cenários financeiros, a avaliação do impacto de diferentes estratégias e a implementação de medidas para mitigar riscos financeiros, por exemplo.

Planejamento e controle eficazes

A contabilidade estratégica pode ajudar a empresa a planejar seu futuro financeiro e a controlar seus custos e receitas de forma mais eficaz. Isso em função de recursos como a criação de orçamentos mais precisos, o trabalho com previsões financeiras e análises de custo-benefício.

Como implementar a contabilidade estratégica na empresa?

Implementar a contabilidade estratégica em uma empresa envolve várias etapas. Recomendamos seguir um passo a passo para fazer isso com eficiência.

1. Definição de objetivos

Antes de mais nada, é importante definir claramente quais são os objetivos da implementação da contabilidade estratégica na sua empresa. Entre outros, podem ser considerados:

  • melhoria da tomada de decisões;
  • identificação de oportunidades de crescimento e;
  • gestão de riscos.

A dica é: pense na sua necessidade maior e concentre-se nela.

2. Treinamento e desenvolvimento

A equipe contábil precisa ser treinada para pensar de forma estratégica. Como visto, isso vai além das responsabilidades operacionais habituais.

Não significa que você precisa trocar toda a sua equipe. É possível aproveitar o que eles têm de melhor e buscar o desenvolvimento de novas habilidades por meio de treinamentos. Considere aprendizados que envolvem especialmente:

  • análise financeira;
  • planejamento estratégico e;
  • gestão de riscos.

3. Revisão dos processos contábeis

Os processos contábeis existentes podem precisar ser revisados e ajustados. Isso permitirá incorporar uma abordagem mais estratégica. Considere então envolver a introdução de novas práticas, como:

  • a análise de cenários financeiros;
  • a avaliação do desempenho em relação aos concorrentes e;
  • a identificação de tendências de mercado.

4. Implementação de ferramentas e tecnologias

Ferramentas e tecnologias apropriadas podem facilitar a implementação da contabilidade estratégica. Nesse sentido se destacam soluções como sistemas de informação gerencial, softwares de análise financeira e outras tecnologias que podem ajudar a coletar, analisar e interpretar dados financeiros.

5. Monitoramento e avaliação

Após a implementação da contabilidade estratégica, é importante monitorar e avaliar regularmente seu desempenho. Isso pode ajudar a empresa a identificar áreas de melhoria e fazer ajustes conforme necessário.

Lembre-se que a implementação da contabilidade estratégica é um processo contínuo que requer comprometimento e adaptação. Para o gestor, é importante estar aberto a mudanças e estar disposto a aprender e crescer ao longo do caminho. Por isso, contar com um parceiro pode ser o diferencial da sua empresa nesse processo de implementação.

Entendeu o que é contabilidade estratégica? Então confira também o que é contabilidade consultiva. Saiba quais são seus benefícios.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir