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Contabilidade 4.0: o que é, pilares e como implementar

Publicado em 14/12/2023
Contabilidade 4.0: o que é, pilares e como implementar

A contabilidade 4.0 consiste no uso amplificado de tecnologias inovadoras e de soluções de automatização para a realização das tarefas contábeis. A ideia, portanto, é tornar as atividades menos burocráticas, mais ágeis, precisas e livres de falhas. E nada melhor do que usar a tecnologia para alcançar esses resultados.

Este modelo de contabilidade é uma consequência do conceito chamado de 4° Revolução Industrial. Trata-se de um processo de transformação das cadeias produtivas, que tem como um dos principais objetivos modificar, para melhor, a maneira como as produções de setores econômicos eram realizadas.

Assim, as modificações promovidas pela 4° Revolução Industrial englobam recursos como Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada, realidade virtual, entre várias outras.

Na contabilidade 4.0 muitas dessas soluções já são encontradas, mas quais retornos eles trazem? O que muda para os profissionais contábeis e para as empresas atendidas por eles?

Siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre esse importante tema!

O que é contabilidade 4.0?

A contabilidade 4.0 pode ser definida como a utilização massiva de tecnologias de automação para a realização das tarefas características desse setor, com o objetivo de melhorar a performance dos times, bem como o tempo e a qualidade dos serviços contábeis prestados para os clientes.

Do recebimento de documentos, à execução de cálculos, passando pela emissão de guias, certidões e mais, todos os processos passam a ser feitos com a ajuda de softwares e sistemas específicos para tarefas desse tipo.

Aqui, é preciso deixar claro que o objetivo da contabilidade 4.0 não é substituir a atuação humana pelas máquinas. Na verdade, o propósito desse modelo contábil é elevar a produtividade dos times, diminuir a carga de trabalho e reduzir erros e falhas.

Ao contar com a tecnologia a favor dos processos contábeis, os profissionais ficam livres para se dedicarem a outras atividades tão importantes quanto, a exemplo de prestar para os contratantes serviços de contabilidade consultiva aos contratantes.

Dica! Aproveite e leia também o artigo: “Contabilidade estratégica: o que é e como implementar

Quais são os pilares da contabilidade 4.0?

Os pilares desse tipo de contabilidade são formados pelas estruturas que as caracteriza. No caso, costumam ser:

  • armazenamento em nuvem;
  • certificados digitais;
  • Inteligência Artificial;
  • trabalho remoto;
  • hiperconectividade.

1. Armazenamento em nuvem

O que antes era impresso e guardado fisicamente em arquivos, passa a ser feito de maneira digitalizada.

O armazenamento em nuvem tem a vantagem de não ocupar espaço nos escritórios, ser mais seguro, mais fácil de ser acessado e compartilhado no dia a dia de trabalho.

Além disso, permite a coleta, armazenamento e gestão de um alto volume de dados e informações, contribuindo para a escalabilidade da empresa contábil.

2. Certificados digitais

Por meio dos certificados digitais é possível assinar os mais variados tipos de documentos. Isso torna os processos mais rápidos e eficientes. Ademais, melhora a experiência dos clientes do escritório de contabilidade, pois não precisa comparecer para as assinaturas.

3. Inteligência Artificial

A IA pode ser usada como um recurso de apoio em diversos processos contábeis. Essa tecnologia ajuda a, por exemplo, calcular impostos, fazer previsões orçamentárias, realizar auditorias automaticamente, e muito mais.

Não deixe de ler o artigo: “Quando fazer uma auditoria contábil?

4. Trabalho remoto

A tecnologia também permite que os profissionais trabalhem de outros lugares que não seja o escritório da empresa.

Isso ajuda a reduzir custos com aluguel de espaço, dando aos gestores da contabilidade a chance de direcionarem valores para outros pontos que contribuem com o crescimento do negócio, assim como melhorar a experiência das pessoas jurídicas atendidas.

5. Hiperconectividade

Contadores e clientes estão muito mais conectados com esse modelo de contabilidade. Por meio de aplicativos, canais de conversação, e outras soluções, fica muito mais prático e dinâmico conversar, esclarecer dúvidas, fazer solicitações de serviços, entre outras atividades semelhantes.

Quais os benefícios da contabilidade 4.0?

Como você deve estar imaginando, esse tipo de contabilidade gera uma série de vantagens, tanto para os contadores e escritórios contábeis quanto para quem contrata esses serviços.

Entre os benefícios que mais se destacam estão:

  • aumento da produtividade;
  • realização de diversos processos e tarefas em menos tempo;
  • possibilidade de escalar os serviços prestados;
  • redução de erros, falhas e necessidade de retrabalho;
  • otimização da segurança na coleta, armazenamento, gestão e uso das informações;
  • melhor aproveitamento dos dados gerados, entregando mais e melhores resultados para os clientes contábeis;
  • padronização de processo, otimizando a rotina dos contadores e eliminando dúvidas na hora de executar as tarefas;
  • chances maiores de atender todos os prazos, evitando que as pessoas jurídicas peguem multas e sofram penalidades aplicáveis pelos órgãos administrativos;
  • aprimoramento do relacionamento entre escritório de contabilidade e clientes, ajudando a melhorar a imagem do negócio e elevar seu poder de atração e fidelização.

Confira também: “Como o compliance tributário pode ajudar sua empresa?

Quais os desafios na implementação da contabilidade 4.0?

Contudo, tudo na vida tem dois lados. Devido a isso, por mais que a contabilidade 4.0 seja repleta de pontos positivos para quem oferece e para quem usa, ainda é preciso superar alguns desafios com o fim dela ser devidamente utilizada.

No caso, os principais e mais recorrentes são:

  • conseguir acompanhar o ritmo de transformações tecnológicas que surgem constantemente;
  • ter orçamento suficiente para implementar novas tecnologias e atualizá-las sempre que necessário;
  • garantir que os profissionais entendam e aceitem as mudanças que essa forma de atuação gera;
  • dar os treinamentos necessários para os colaboradores aprenderem a usar as novas ferramentas;
  • inserir os clientes nesse conceito e no uso das novas ferramentas contábeis para envio de documentos, geração de guias e certidões, entre outras atividades relacionadas.

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