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Quais são os principais KPI's de Capital de Giro?

Publicado em 27/09/2022
Quais são os principais KPI's de Capital de Giro?

Embora as métricas sozinhas não sejam suficientes para alcançar a excelência do capital de giro, elas são um passo inicial muito importante. Gestores financeiros encontram diversos desafios ao tentar desenvolver um painel de KPI estável e pragmático, afinal esse processo requer grandes esforços. 

Contudo, para melhorar e sustentar a atividade da sua empresa, é essencial que a saúde financeira do negócio esteja em dia. 

Sendo assim, é fundamental selecionar os Indicadores de Desempenho Financeiro (KPI’s) apropriados para identificar os pontos fortes a serem aproveitados e os pontos fracos a serem otimizados.

O que é Capital de Giro?

Indo direto ao ponto: o capital de giro é o dinheiro que uma empresa precisa ter para sustentar suas atividades, pagar suas despesas e manter seus compromissos em dia. 

Esse capital pode estar no caixa, nas contas a receber, no estoque ou na conta da empresa. O importante é entender que esse dinheiro é o que mantém a empresa funcionando de forma sustentável até lucrar com suas vendas. 

Para calcular o capital de giro da empresa, você precisa subtrair o ativo circulante do passivo circulante. Isso porque ele representa a diferença entre ambos.

Capital de Giro = Ativo Circulante - Passivo Circulante

Uma empresa tem o capital de giro negativo se sua relação entre ativos circulantes e passivos for menor que um (ou se tiver mais passivos circulantes do que ativos circulantes).

Já o capital de giro positivo indica que uma empresa pode financiar suas operações atuais e investir em atividades e crescimento futuros. Ou seja: o resultado mostra se a empresa tem capital de giro suficiente para arcar com seus custos ou se precisará buscar esse capital  de outras maneiras. 

Conheça os 3 principais KPI’s de capital de giro

Saldo de Tesouraria (ST)

O saldo de tesouraria mostra a diferença entre o ativo circulante financeiro e o passivo circulante financeiro. Dessa forma, ele vai medir os riscos que podem resultar no descompasso entre esses ativos e passivos.

Esse KPI é calculado a partir da análise do fluxo de caixa de uma empresa e suas movimentações financeiras. Sua fórmula é simples:

ST = Ativo Circulante Financeiro – Passivo Circulante Financeiro

O resultado positivo do saldo de tesouraria mostra que a empresa possui dinheiro suficiente para cobrir suas obrigações financeiras de curto prazo, sem precisar reduzir os recursos alocados no ciclo operacional.

Capital de Giro Líquido (CGL)

Esse indicador representa a diferença entre o ativo e o passivo circulante de uma empresa. Sendo utilizado para medir a liquidez, determinar a capacidade de um possível pagamento de dívidas de curto prazo ou de um gerenciamento de estoque independente de empréstimos.

Para fazer a análise do capital de giro líquido, basta usar a seguinte fórmula:

(Caixa + Investimentos + Contas a receber + Inventário) - Contas a pagar

Apurados resultados positivos, significa que os fundos da empresa são suficientes para pagar os passivos atuais. Caso o valor calculado seja negativo, significa que a empresa pode não ter fundos suficientes disponíveis para pagar suas obrigações correntes e pode estar em risco de falência.

Necessidade de Capital de Giro (NGC)

A necessidade de capital de giro é a função do ciclo de caixa da empresa, ou seja, serve para determinar por quanto tempo o seu ciclo de caixa está coberto com o capital de giro que você possui. 

Imagine que sua empresa não tem o capital de giro necessário para continuar funcionando. Quanto é necessário para a manutenção do seu negócio?

Esse KPI tem o objetivo de te dar essas respostas através das fórmulas:

(Estoque + Contas a receber) - Contas a pagar ou NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

A NGC é um indicador muito importante para empresas em franco crescimento. Isso porque, à medida que o negócio cresce, suas contas a pagar também tendem a crescer.

Tanto o capital de giro positivo quanto negativo podem fornecer informações importantes sobre o estado do seu negócio e o sucesso de sua estratégia. 

Por exemplo: se seu capital de giro for extremamente alto (quando os ativos superam muito os passivos), você não está investindo dinheiro suficiente no seu negócio. Você pode criar uma estratégia de negócios para usar parte do seu capital de giro para expandir e atingir novos clientes nesse cenário. 

 

Por outro lado, se você tem capital de giro negativo, significa que o seu negócio não tem capital suficiente para cobrir seus custos. Você precisará ajustar sua estratégia para se concentrar em trazer mais capital para a empresa.

Quando usados ​​corretamente, esses indicadores podem ajudar a informar se você está trabalhando para atingir seus objetivos. Eles vão desbloquear insights importantes que vão ajudar a sua empresa a crescer mais rápido e com mais eficiência.

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