Relatórios gerenciais: quais são os mais importantes?
Filtro de Categorias
13/04/2022

Mapah

Relatórios gerenciais: quais são os mais importantes?

Com o Mapah Hub você consegue gerenciar seus dados por centro de custo, comparativos mensais com orçamento, além de um panorama geral da empresa.

Relatórios gerenciais: quais são os mais importantes?

Os relatórios gerenciais são uma das ferramentas mais importantes que as empresas possuem para auxílio na tomada de decisão inteligente. Essas ferramentas são necessárias para todas as empresas, independente do segmento e do tamanho. Eles também são  muito utilizados para um acompanhamento da gestão eficiente e mensuração de resultados.

Afinal, você só conhece a sua empresa se souber os resultados gerados, não é mesmo?! E para acessá-los com exatidão, nada melhor do que ter um bom relatório gerencial em mãos. Até mesmo porque, é somente a partir desses relatórios gerenciais que você, gestor e empreendedor, pode ter uma visão mais ampla sobre o negócio e conseguir se planejar de forma assertiva  em relação a todos os setores, principalmente o financeiro. Com isso,otimizar as atividades operacionais e assim, aumentar a lucratividade. 

Fique conosco nesse artigo para que você possa aprender tudo que for essencial em relação ao assunto. Vamos lá?!

O que caracteriza um relatório gerencial?

Qualquer documentação que contenha dados, indicadores e informações que ajudem a mensurar e reportar algum ponto dentro da organização. Sendo assim, um relatório gerencial pode ser utilizado para mensurar produtividade, desempenho e analisar os resultados econômico-financeiros do negócio. Ou seja: qualquer documento que tenha a finalidade de compilar informações e dados de caráter estratégico. 

O mundo está cada vez mais digitalizado e quando se trata de gestão, precisamos aproveitar todos os recursos disponíveis para auxiliar no processo de tomada de decisão.

Já pensou em ter os dados e informações contábeis da sua empresa de forma simples e automatizada a um clique de distância? Isso é possível graças ao Mapah Hub, uma solução inteligente para gestores que entendem a importância de analisar sua empresa de forma completa.

Qual o objetivo dos relatórios gerenciais dentro de uma gestão?

A partir deste momento, a importância dos relatórios gerenciais pode estar bem clara. Afinal, já vimos que qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho, precisa gerenciar e controlar seus resultados, sejam eles de produtividade, financeiros e qualquer outro critério estratégico.

Isso porque o objetivo de um relatório depende muito do que se deseja analisar a partir das informações que estarão contidas nele. Contudo, muitos fatores podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, sendo os mais comuns:

  • Mensuração de resultados;
  • Monitoramento de dados;
  • Elaboração de planos empresariais estratégicos baseados nos próprios resultados da empresa;
  • Otimização dos processos;
  • Conscientização sobre a real situação do negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas com cautela.

Como podemos observar, os relatórios gerenciais beneficiam a análise da saúde da empresa em diversos pontos. E, dessa forma, eles podem mostrar onde há possibilidade de melhoria e, assim, traçar ações e estratégias empresariais.

3 modelos de relatórios gerenciais essenciais para sua empresa

Financeiro:  um dos relatórios financeiros que mais auxiliam na gestão de uma empresa é o fluxo de caixa. Pois é nele que você documenta todas suas entradas e saídas de dinheiro e consegue acompanhar como cada movimentação irá afetar o seu caixa.

Outro relatório gerencial essencial na visão da contabilidade e em regime de competência, é o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). Através dele você acompanha a visão econômica da sua empresa e analisa sua capacidade de gerar lucro. 

Satisfação do cliente: também um fator muito importante para qualquer empresa é a satisfação dos clientes. Afinal, sem eles, sem lucro. Sendo assim, um relatório gerencial para satisfação de clientes é sempre necessário. Nesse caso, o relatório traz diversos indicadores como a taxa de recompra e o mais conhecido, que é o NPS (Net Promoter Score), que busca, por meio de pontuação, saber a nota que os clientes dão para a empresa.

Gestão e controle: uma das áreas que mais precisam de atenção dentro de uma empresa, demanda de relatórios gerenciais que possam controlar a gestão, produção e diversas áreas pertinentes. Eles podem ser referentes ao seu estoque, logística ou até mesmo a qualidade de seus produtos. Nesses casos, existem ERPs e plataformas no mercado que podem ajudar a gerar relatórios precisos para análise e controle.

• Inspirando decisões inteligentes!

Quais são os maiores desafios na elaboração de relatórios gerenciais?

Todavia, também existem problemas e dificuldades na criação desses relatórios, afinal nem tudo são flores. Geralmente, as dificuldades são motivadas por duas questões:

  1. Quando a gestão usa muitas ferramentas complicadas e que não conversam entre si. Por exemplo, um ERP, um CRM, dados da contabilidade e planilhas.
  2. Reunir os dados e de fato construir o relatório demanda tempo. É preciso exportar os dados do ERP, CRM, contabilidade e ainda consolidar com o planejamento que está espalhado por dezenas de planilhas para montar os relatórios gerenciais, criar gráficos e tirar printscreens para montar apresentações.

Sendo assim, a empresa pode perder muito tempo construindo relatórios, não sobrando espaço para sequer parar para interpretar todos eles. Dessa forma, vão ficando de lado as análises que realmente importam no final das contas. Outra questão é que acabam sendo gerados relatórios que trazem montanhas de dados e resultados operacionais, mas não necessariamente demonstram de forma pragmática o que realmente importa para a administração do negócio. 

Quando os relatórios são feitos dessa maneira, pode acarretar em grandes consequências para sua empresa, por exemplo: conclusões precipitadas, perda de oportunidades e falta de produtividade. 

Por esse motivo, o foco precisa estar em criar relatórios operacionais eficazes, gastando menos tempo e entregando análises mais eficientes. 

E como fazer isso?

Defina o que é importante: faça com que os relatórios gerenciais tragam as informações mais importantes tanto para a equipe quanto para a gestão do negócio.
Lembre-se: as métricas devem mostrar o impacto do trabalho da equipe de planejamento e controladoria no negócio.

Identifique os melhores e piores resultados: isso te ajudará a encontrar os maiores buracos e também as melhores oportunidades.

Primeiro analise o macro, depois os detalhes:  antes de mais nada, coloque sua atenção nas informações mais importantes do negócio e analise o desempenho do mês, para entender se o planejado foi atingido ou o que falta para chegar lá. Somente após isso, utilize detalhe as informações para entender cada ponto e aprofundar a análise, entendendo de forma minuciosa o que levou a cada um dos resultados.

Para isso, você precisará de ferramentas de análise integradas e um método de análise bem definido. É importante citar que trabalhar com ferramentas integradas é essencial para cruzar informações e extrair dados importantes. Pois só isso proporciona tempo e análises mais valiosas. Além da ferramenta, você precisa de uma metodologia estruturada. Assim, você não precisará começar do zero a cada relatório e estará garantido que está fazendo avaliações mais completas. 

Não sabe por onde começar? Fique calmo! Continue a leitura e conheça o sistema inteligente que vai colocar os dados mais importantes da sua empresa na palma das suas mãos!

Mapah Hub - Sua gestão inteligente!

Combinando análise empresarial, mapeamento, visualização e infraestrutura de dados, o business intelligence te ajuda a tomar decisões assertivas de forma estratégica te dando maior vantagem competitiva e ajudando sua empresa a alcançar melhores resultados. 

Com o Mapah Hub, otimizamos nosso tempo investido em atividades burocráticas e operacionais e o direcionamos para atuar ainda mais próximos de nossos clientes e atender de forma consultiva. 

Dessa forma, além do acesso aos dados e informações sobre o seu negócio em tempo real, você também conta com a orientação do nosso time para te ajudar a olhar para os dados de forma mais estratégica e analítica e assim, tomar decisões mais consistentes e factíveis.

Com o Mapah Hub você consegue gerenciar seus dados por centro de custo, comparativos mensais com orçamento, além de um panorama geral da empresa. Converse com nossos consultores e mude a realidade do seu negócio!

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir