&ev=PageView&noscript=1"/> Relatórios gerenciais: 8 exemplos e para que servem
Empresarial

Relatórios gerenciais: quais são os mais importantes?

Publicado em 13/04/2022
Relatórios gerenciais: quais são os mais importantes?

Relatórios gerenciais são documentos que apresentam variados dados e informações sobre a empresa, os quais podem ser elaborados e separados por setor, a fim de contribuir para a estruturação de uma gestão mais estratégica para a companhia.

Necessários para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, esses documentos devem ser vistos e tratados como ferramentas importantes que ajudam para tomadas de decisão mais precisas e inteligentes.

Funcionando como verdadeiras bússolas, os relatórios gerenciais também servem como instrumentos de acompanhamento e mensuração de resultados.

Somado a tudo isso, é a partir desses documentos que gestores e empreendedores conseguem ter uma visão mais ampla e clara do negócio e, dessa forma, realizar planejamentos mais assertivos para todos os departamentos, com destaque para o financeiro.

Como um dos resultados que podem ser alcançados com o uso dessa importante ferramenta está o aprimoramento das atividades operacionais e, consequentemente, o aumento da lucratividade.

Neste artigo, falaremos tudo sobre relatórios gerenciais, incluindo quais são os principais e como criar os melhores para sua empresa. Portanto, siga a leitura e confira tudo sobre esse tema agora mesmo!

O que são os relatórios gerenciais?

Um relatório gerencial pode ser definido como uma ferramenta de gestão, usada para mensurar produtividade, desempenho e analisar os resultados econômico-financeiros do negócio.

Esse conceito parte do princípio que relatórios podem ser considerados qualquer documentação que contenha dados, indicadores e informações que ajudem a mensurar e reportar algum ponto na organização.

Explicando de outro modo, qualquer documento que tenha a finalidade de compilar informações e dados de caráter estratégico.

Sobre isso, tenha em mente que o mundo está cada vez mais digitalizado e que, quando se trata de gestão, é preciso aproveitar todos os recursos disponíveis para auxiliar no processo de tomada de decisão.

Já pensou em ter acesso aos dados e informações contábeis da sua empresa de forma simples e automatizada a um clique de distância? Isso é possível graças ao Mapah Hub, uma solução inteligente para gestores que entendem a importância de analisar sua empresa de forma completa.

Assista o vídeo abaixo e entenda como esse recurso funciona:

Qual o objetivo dos relatórios gerenciais dentro de uma gestão?

A partir deste momento, a importância dos relatórios gerenciais pode estar bem clara. Afinal, já vimos que qualquer empresa, independentemente do segmento ou tamanho, precisa gerenciar e controlar seus resultados, sejam eles de produtividade, financeiros e qualquer outro critério estratégico.

Isso porque o objetivo de um relatório depende muito do que se deseja analisar a partir das informações que estarão contidas nele. Contudo, muitos fatores podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, sendo os mais comuns:

  • mensuração de resultados;
  • monitoramento de dados;
  • elaboração de planos empresariais estratégicos baseados nos próprios resultados da empresa;
  • otimização dos processos;
  • conscientização sobre a real situação do negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas com cautela.

Como você pôde observar, os relatórios gerenciais beneficiam a análise da saúde da empresa em diversos pontos. E, dessa forma, eles ajudam a identificar em quais pontos há possibilidade de melhoria e, a partir desse conhecimento, traçar ações e estratégias empresariais.

Dica de leitura: "Por que ter uma inteligência empresarial aliada à contabilidade?"

Principais tipos de relatórios gerenciais

Entre os principais tipos de relatórios gerenciais que você pode utilizar no seu negócio, estão:

  • relatório de fluxo de caixa;
  • DRE;
  • satisfação do cliente;
  • gestão e controle;
  • relatório de vendas;
  • Curva ABC;
  • contas a pagar e a receber;
  • estoque.

Relatório de fluxo de caixa

Um dos relatórios financeiros que mais auxiliam na gestão de uma empresa é o fluxo de caixa. Pois é nele que são documentadas todas suas entradas e saídas de dinheiro, permitindo acompanhar, pontualmente, como cada movimentação pode afetar o seu caixa.

DRE

Outro relatório gerencial essencial na visão da contabilidade e em regime de competência, é o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).

Por meio dele é possível acompanhar a saúde econômica da empresa e analisar a capacidade de geração de lucro do negócio.

Satisfação do cliente

Também um fator muito importante para qualquer empresa é a satisfação dos clientes. Afinal, sem eles não há vendas e, consequentemente, não há lucro. Sendo assim, um relatório gerencial para satisfação de clientes é sempre necessário.

Nesse caso, esse documento traz diversos indicadores como a taxa de recompra e o mais conhecido, que é o NPS (Net Promoter Score), que busca, por meio de pontuação, saber a nota que os clientes dão para a empresa.

Gestão e controle

Uma das áreas que mais precisa de atenção em uma empresa, demanda de relatórios gerenciais que auxiliem no controle da gestão, da produção e diversos setores relacionados.

Eles podem ser referentes ao estoque, logística ou até mesmo à qualidade de seus produtos. Nesses casos, existem ERPs e plataformas no mercado que podem ajudar a gerar relatórios precisos para análise e controle.

Relatório de vendas

Como o próprio nome sugere, esse tipo de relatório lista informações sobre as negociações comerciais realizadas, tais como:

  • quantidade;
  • valores por períodos;
  • faturamento por vender;
  • ticket médio;
  • curva ABC;
  • entre outros.

Curva ABC

A Curva ABC que acabamos de mencionar é um relatório que permite visualizar, de maneira simples, quais são os produtos mais rentáveis da sua empresa. Isso ajuda a evitar que eles faltem no estoque, bem como a criar boas estratégias de vendas sobre eles, a fim de elevar a lucratividade.

Contas a pagar e a receber

Aponta todas as contas que a empresa precisa pagar, bem como as que tem para receber. Por conta disso, é um documento essencial para realizar um bom controle de caixa, assim como para realizar planejamentos financeiros de curto e médio prazo.

Estoque

O relatório geral de estoque é fundamental para evitar que compras sejam feitas desnecessariamente. Produto, matérias-primas ou insumos comprados a mais geram perdas financeiras que poderiam ser facilmente evitadas ao criar e acompanhar um documento desse tipo.

Confira também: "Governança corporativa: como implementar uma gestão responsável e transparente"

Quais são os maiores desafios na elaboração de relatórios gerenciais?

Todavia, também existem problemas e dificuldades na criação desses relatórios, afinal nem tudo são flores. Geralmente, as dificuldades são motivadas por duas questões:

  • uso de muitas ferramentas complicadas e que não conversam entre si. Por exemplo, um ERP, um CRM, dados da contabilidade e planilhas não integrados;

  • falta de tempo para reunir os dados e, de fato, estruturar o relatório. Nesse fluxo, é preciso exportar os dados do ERP, CRM, contabilidade e ainda consolidar com o planejamento espalhado por dezenas de planilhas para montar os relatórios gerenciais, criar gráficos e tirar printscreens para montar apresentações.

Sendo assim, os profissionais responsáveis podem perder muito tempo construindo relatórios gerenciais, não sobrando espaço nem para parar e interpretá-los.

Dessa forma, acabam ficando de lado as análises que realmente importam para o crescimento da empresa.

Outra questão é que acabam sendo gerados relatórios que trazem montanhas de dados e resultados operacionais, mas não necessariamente demonstram de forma pragmática o que realmente importa para a administração do negócio.

Quando os relatórios são feitos dessa maneira, pode acarretar grandes consequências para sua empresa, tais como conclusões precipitadas, perda de oportunidades e falta de produtividade.

Por esse motivo, o foco precisa estar em criar relatórios operacionais eficazes, gastando menos tempo e entregando análises mais eficientes.

Como criar relatórios gerenciais realmente eficientes?

Para criar relatórios gerenciais realmente eficientes, a dica é seguir estes três passos:

  • defina o que é mais importante para sua empresa: garanta que os relatórios gerenciais tragam informações realmente relevantes, tanto para a equipe quanto para a gestão do negócio. Lembre-se ainda que as métricas devem mostrar o impacto do trabalho da equipe de planejamento e controladoria no negócio.
  • identifique os melhores e piores resultados: isso ajudará a encontrar os principais pontos negativos que merecem sua atenção imediata, mas também as melhores oportunidades a serem aproveitadas;
  • comece analisando o macro para, somente depois, ir para os detalhes: antes de mais nada, coloque sua atenção nas informações mais importantes do negócio e analise o desempenho do mês, para entender se o planejado foi atingido ou o que falta para chegar lá. Somente após utilize detalhe das informações para entender cada ponto e aprofundar a análise, entendendo minuciosamente o que levou a cada um dos resultados.

Para esse último tópico, você precisará de ferramentas de análise integradas e um método de análise bem definido.

É importante citarmos que trabalhar com soluções integradas é essencial para cruzar informações e extrair dados importantes. Pois somente essa dinâmica proporciona tempo e análises mais valiosas.

Além da ferramenta, você precisa também de uma metodologia estruturada. Assim, você não precisará começar do zero a cada relatório e estará garantido que está fazendo avaliações mais completas.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! A Mapah oferece para você um sistema inteligente que colocará os dados mais importantes da sua empresa na palma das suas mãos!

Mapah Hub — Sua gestão inteligente!

Combinando análise empresarial, mapeamento, visualização e infraestrutura de dados, o business intelligence ajuda você a tomar decisões assertivas de forma estratégica, entregando muito mais vantagem competitiva e ajudando sua empresa a alcançar melhores resultados.

Com o Mapah Hub, otimizamos o tempo investido em atividades burocráticas e operacionais e o direcionamos para atuar ainda mais próximos de nossos clientes e atender de forma consultiva.

Dessa forma, além do acesso aos dados e informações sobre o seu negócio em tempo real, você também conta com a orientação do nosso time para olhar para os dados de forma mais estratégica e analítica e, assim, tomar decisões mais consistentes e factíveis.

Com o Mapah Hub você consegue gerenciar seus dados por centro de custo, comparativos mensais com orçamento, além de um panorama da empresa.

Converse agora com um dos nossos consultores e mude a realidade do seu negócio!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir