&ev=PageView&noscript=1"/> 7 noções de contabilidade essenciais para empresários e gestores
Contábil

7 noções da contabilidade que todo empresário e gestor precisam saber

Publicado em 10/02/2022
7 noções da contabilidade que todo empresário e gestor precisam saber

Administrar um negócio é muito mais complexo do que se imagina. E a contabilidade é uma ferramenta que auxilia na gestão e medição desses negócios. Por isso, é muito importante que os gestores empresariais tenham noção da contabilidade, a fim de efetivar a leitura dos ativos, passivos, receitas, custos e despesas, além de seu fluxo de caixa.

A partir dessas noções, o empresário pode avaliar suas futuras ações, tendo em vista a lucratividade ou suas margens. Com as noções na área contábil, é possível também fazer previsões sobre os investimentos realizados no seu negócio.

Contudo, não são todos os empresários que possuem esse cuidado com a gestão do seu negócio, ignorando noções básicas que devem ser praticadas. 

Compreender alguns aspectos que envolvem as ações de contabilidade dentro de uma empresa, são princípios fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Por isso, hoje iremos lhe passar 7 noções básicas de contabilidade que todo empresário e gestor precisa saber. 

1- Faça um Balanço Patrimonial 

Uma das principais funções da contabilidade é cuidar do patrimônio presente na empresa. Para isso, é  preciso medir as ações feitas e as consequências geradas a partir delas. 

Devido aos impactos econômicos, há variações que podem trazer sucesso e outras não. Por isso, é primordial possuir um balanço patrimonial do seu negócio. 

A partir de um balanço patrimonial, o empreendedor tem uma ampla visão do seu negócio, mas também de todas as ações financeiras. 

Com a análise do balanço patrimonial, é possível listar todos os ativos, investimentos, imobilizado, obrigações a pagar e patrimônio líquido. Essas informações ainda podem aparecer separadas por período de análise, evolução ou rendimento.

Com essas informações em mãos, é possível realizar um planejamento estratégico trazendo mais segurança para a saúde financeira do seu negócio.  

2 - Tenha sempre seus resultados em mãos 

Também conhecida como DRE, a Demonstração de Resultados do Exercício é uma ferramenta obrigatória para a empresa. Nela há uma sequência de informações sobre lucratividade e perdas com relação aos custos, despesas e receitas do negócio.  

Utilizando esse controle como relatório para tomada de decisão, o empresário poderá avaliar a saúde financeira da sua empresa. Dessa forma, você poderá usar as informações para tomar decisões que vão reduzir gastos e aumentar o faturamento. 

Outro fator que torna o entendimento do empresário em relação a DRE fundamental, é a solicitação de crédito. Bancos e analistas financeiros podem solicitar o demonstrativo para avaliar a situação do negócio. Sendo assim, eles decidem se vão disponibilizar o crédito ou não ao solicitante. 

3 - Saiba o seu custo fixo  

Todo o mês já abrimos o caixa com débitos. Esses geralmente são referentes a:

  •  Folha salarial;

  •  Gastos com aluguel;

  •  Água;

  • Luz;

  •  Entre outros. 

Para isso, a empresa deve ter uma reserva que cubra esses gastos, não desfalcando as diretrizes financeiras da empresa. Por essência, o custo fixo é aquele que não vai alterar caso a empresa venda mais ou venda menos.

4 - Conheça seu Custo Variável.

Custos variáveis são custos que apresentam crescentes devido ao esforço que foi necessário ser feito para alcançar a demanda desejada. Exemplo:

  • Adquirir insumos;

  •  Eventos sazonais;  

  • Extras nas folhas salariais;

  • Entre outros. 

São apenas alguns exemplos de custos que podem apresentar variações mês a mês. Nesse caso, se a empresa vender mais, os custos variáveis aumentam. 

5 - Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um documento onde mostra detalhadamente os resultados de entrada e saída de recursos da empresa em um determinado período.

No entanto, é uma boa dica para as empresas, pois é uma ótima ferramenta para controle interno, permitindo avaliar o ciclo operacional financeiro. Os valores contabilizados no mês em que a transação está sendo contabilizada ocorre independente do dinheiro ter sido pago ou recebido.  

Com o fluxo de caixa em mão, o empresário consegue analisar pelas movimentações alguma inconsistência interna ou até mesmo fatores que estão impedindo o desenvolvimento do negócio.

6 - Faça um plano de contas 

Plano de contas é a maneira que o empreendedor tem para organizar as atividades da empresa, registrando em categorias, para poder ter uma melhor visualização na conta bancária e no centro de custo.  

O plano de contas serve para organizar as movimentações realizadas, contendo informações importantes para a gestão do negócio.  

Ao categorizar as despesas de empresa, por exemplo, o gestor terá clareza sobre quais despesas podem ser cortadas, onde o processo esteja mais custoso e até mesmo definir novos investimentos.

Escolha o melhor modelo para a sua empresa e faça uma análise completa das suas movimentações. 

7 - Saiba os ativos e passivos da sua empresa

Os ativos são contabilizados todas as vantagens financeiras que a empresa obteve. Exemplos:

  • Contas a receber;

  • Tributos fixos;

  •  Aluguel de imóveis que são de propriedade da empresa;

  •  Máquinas;

  •  Equipamentos

Inclusive, podemos traçar um paralelo com o balanço patrimonial que citamos anteriormente, os ativos fazem parte das contas patrimoniais, que estão no lado positivo do balanço patrimonial. Na leitura do relatório, os ativos começam com aqueles que podem ser convertidos mais rapidamente em dinheiro. 

Já o passivo é o oposto do tópico dos ativos empresariais. Nele constam: 

  • Dívidas a pagar;

  • Obrigações fiscais como empresa;

  • Contas a prestar para regularização de algum meio ou serviço. 

O empresário precisa estar atento a essas dívidas, mantendo o pagamento das contas em dia, a empresa passa a ter uma boa análise financeira. Independentemente do tamanho do seu negócio, as noções básicas da contabilidade são de extrema importância para manter a saúde financeira da empresa estável. 

Conclusão  

Como você pode ter observado no decorrer do texto, organizar uma empresa não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso disciplina e noções contábeis para que tudo ocorra bem.  

Ressignifique algumas funções, e por mais que pareçam próximas ou repetitivas, é preciso ter bastante atenção, pois uma empresa negativada não possui crédito no mercado e perante as outras empresas. 

Caso esse processo se torne trabalhoso para você, busque uma ajuda profissional. Um contador é essencial para ajudar no funcionamento da empresa.

Na Mapah você pode ter todos esses procedimentos facilitados por um de nossos profissionais. Agende uma conversa conosco e nós ajudaremos o seu negócio a se desenvolver!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir