&ev=PageView&noscript=1"/> Notícias - Como calcular o lucro líquido da sua empresa?
Financeiro

Como calcular o lucro líquido da sua empresa?

Publicado em 27/09/2022
Como calcular o lucro líquido da sua empresa?

A demonstração de resultados de uma empresa mostra seus ganhos durante um período, que pode ser um ano, um trimestre ou um mês. Seus custos, receitas e despesas estão diretamente relacionados à qualidade da sua gestão financeira. Nesse sentido, o lucro líquido é, de fato, o resultado declarado na demonstração de resultados. Calcular o lucro líquido ajuda a ter uma visão melhor de sua saúde financeira. 

Para ajudá-lo a entender melhor esse importante recurso financeiro, abordaremos o que é o lucro líquido, como calculá-lo e porque ele é tão essencial para o seu negócio.

O que é lucro líquido?

O lucro líquido, é o valor da receita que uma empresa obteve durante um período específico após a subtração de todas as despesas. Ou seja: é o total de receitas menos despesas e quaisquer impostos. 

Esse indicador mostra o que sobra depois que todas as despesas comerciais são pagas. É um número útil para o proprietário da empresa para fins de análise e de estudo. Os gestores da empresa usam o valor do lucro líquido para saber o desempenho da empresa em relação aos padrões que estabeleceu.

Lucro bruto x lucro líquido

O lucro bruto é o lucro geral que uma empresa tem. É a medida de quão eficientemente um estabelecimento usa a mão-de-obra e matérias-primas para fabricar ou oferecer serviços aos clientes. 

Essa métrica verifica a rentabilidade e o desempenho financeiro de um negócio. Afinal, ela ajuda você a entender os custos para gerar receita. Ou seja: é a diferença entre a receita que uma empresa obtém em relação aos seus custos variáveis, como matérias-primas, custos de produção, comissões e demais insumos produtivos.

O lucro líquido e lucro bruto se diferenciam principalmente pelos fatores que cada um considera, sendo os custos variáveis e os custos fixos. Portanto, para conseguir entender a diferença entre lucro líquido e lucro bruto e realizar o cálculo, é necessário compreender a diferença entre custos fixos e custos variáveis.

• Custos fixos: não variam com a produção e se referem aos gastos que não dependem da produção, pois são gastos que a empresa terá de toda maneira.

• Custos variáveis: mudam conforme a quantidade produzida, ou seja, eles são o dinheiro gasto na produção do produto, desde os insumos e o transporte até o momento da venda. 

Portanto, o lucro bruto é calculado apenas pelos custos diretos e que estão diretamente relacionados à produção, ou seja, é o rendimento que permanece ao serem deduzidos os custos variáveis. 

Já o lucro líquido considera os custos variáveis, mas também os outros custos e despesas do negócio, como os custos fixos. A soma dos custos fixos e dos custos variáveis se chama custo total. É esse valor que importa na hora de calcular o lucro líquido.

Como calcular o lucro líquido do seu negócio?

Calcular o lucro líquido é bem simples, pois como já mencionamos, trata-se da diferença entre a receita total e o custo total. A receita consiste basicamente no que é faturado por mês, ou seja, tudo o que foi vendido. Já o custo total é a soma de todos os gastos que o negócio teve ao longo do mesmo período, como você já sabe.

Para calculá-lo, use a seguinte fórmula:

Lucro líquido = Receita Total – Custo Total

Contudo, é importante salientar que, para fazer o adequado cálculo, é preciso ter todas as informações da empresa registradas, ou seja, todas as entradas e saídas de dinheiro precisam estar documentadas. Somente assim será possível chegar ao resultado exato. 

Conclusão

O lucro líquido é uma das métricas financeiras mais importantes que você pode usar no seu negócio. Ele informa quanto dinheiro você ganhou e gastou durante um período contábil específico. 

Também é importante caso tenha investidores em seu negócio, eles podem usar o lucro líquido para calcular o lucro por ação. Aliás, esse cálculo também permite que você planeje sua empresa para o futuro de forma mais estratégica.  

O mais importante é que você possa contar com o apoio de profissionais contábeis qualificados para lidar com a gestão financeira do seu negócio. Só assim você consegue ter os dados que precisa para chegar a dados mais exatos e aumentar seus resultados, além de manter a saúde financeira do seu negócio crescendo. 
Com um atendimento contábil com uma postura consultiva, fica muito mais fácil acompanhar o crescimento da sua empresa! Aqui na Mapah, nosso time está constantemente atualizado e pronto para compartilhar conhecimento e gerar insights que vão fazer diferença para o negócio.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir