A importância da contabilidade para investidores: minimize os riscos
Publicado em 27/10/2022
Com o passar dos anos, as pessoas têm procurado diversas opções de investimento além dos depósitos em poupança, visando fazer seu capital render mais em menor tempo e obter retornos realmente impactantes. Para tanto, o ingresso no mercado de capitais se mostrou como uma boa resolução e o número de investidores é crescente.
Nese sentido, a contabilidade, como um instrumento de gerenciamento do patrimônio e fornecimento de informações, pode ser utilizada pelos investidores para conhecer a realidade dos ativos financeiros que estão adquirindo. Bem como para compreender a situação econômica e financeira da instituição que comercializa os ativos.
Afinal, quanto mais preparado o investidor estiver, melhores serão seus resultados!
• Como a contabilidade pode ser utilizada por grandes empresários?
O que é mercado de capitais?
Basicamente, o mercado de capitais é uma divisão do sistema financeiro, responsável por fazer a intermediação entre aqueles que precisam captar recursos de longo prazo para a implantação de seus projetos. Como, por exemplo: a expansão de uma empresa, com os investidores, que dispõe desses recursos e desejam investi-los.
É importante destacar que não se trata de operações de crédito, onde a parte tomadora dos recursos fica responsável pelo pagamento de uma dívida. No mercado de capitais, a relação existente entre as partes envolvidas é diferente. Ela ocorre por meio da negociação de ativos ou de títulos de dívidas, conhecidas como debêntures.
O mercado de capitais é o responsável por conferir liquidez aos títulos emitidos pelas empresas, possibilitando a negociação entre vendedores e compradores e, assim, permitindo a capitalização das instituições.
Dessa forma, o mercado de capitais direciona os recursos financeiros de longo prazo disponíveis para os mais variados segmentos da atividade econômica. Entre eles, agronegócio, comércio, serviços e indústria.
Podemos dividir o mercado de capitais em dois segmentos:
- Mercado Primário;
- Mercado Secundário.
O mercado primário é onde ocorre a oferta inicial de capital das empresas. É nesse momento que as empresas se capitalizam, garantindo recursos para seus investimentos.
Os bancos também utilizam desse mecanismo para obter recursos para as suas operações. Ou seja, para garantir dinheiro para emprestá-lo às pessoas físicas e jurídicas.
Já o mercado secundário consiste nas negociações dos valores mobiliários entre os investidores.
Ou seja, nessa situação o dinheiro resultante da venda de uma ação não vai mais para a empresa, mas sim para o vendedor da ação.
Qual o papel da contabilidade no mercado de capitais?
O mercado de ações é bastante instável e diverso, e saber como investir não consiste somente em utilizar seu capital em determinada empresa. Mais do que isso, para aquisição de sucesso no mercado de capitais, torna-se necessária uma detalhada pesquisa e análise aprofundada sobre a empresa a se investir. Verificando assim todos os dados possíveis, principalmente a médio e longo prazo, a fim de se prevenir contra surpresas e prejuízos no futuro.
Portanto, cabe destacar o papel do contador nesse tipo de mercado, bem como a importância da correta análise das demonstrações contábeis a fim de que o investimento no mercado de ações se torne um negócio proveitoso.
Por isso a contabilidade é importante, ela é a responsável em produzir os relatórios que irão demonstrar como está a saúde financeira do negócio, como por exemplo:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
- Demonstrações dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).
Esse relatório contém dados sobre os ativos da empresa, valor que deve aos seus fornecedores, ao governo, capital investido e o lucro auferido no período.
Apesar dessas informações isoladas já serem importantes sobre a posição da empresa, elas ainda podem ser analisadas através da extração de índices, que trazem dados pontuais sobre a situação econômica do negócio.
Como a contabilidade pode ajudar no seu desempenho como investidor?
A contabilidade é um importante instrumento de medição das atividades econômicas de uma empresa, seja ela de origem pública ou privada, com fins lucrativos ou não. Tem como finalidade transmitir essas informações aos usuários, incluindo investidores, credores, gerentes e agentes reguladores, por meio de demonstrações contábeis.
Contudo, é necessário observar que nem sempre o resultado isolado diz muita coisa sobre como realmente foi o desempenho da empresa. Podem existir resultados negativos, influenciados por despesas não recorrentes, bem como resultados positivos impulsionados por receitas não recorrentes. Essas anomalias podem acabar maquiando o resultado financeiro.
Exatamente por isso é importante entender o que está descrito nos demonstrativos financeiros. Uma vez que o mercado de renda variável é volátil e às vezes reproduz movimentos de altas ou fortes quedas movidas por decisões impulsivas dos investidores, sobretudo quando o resultado se contrapõe ao esperado.
Assim, não é incomum ocorrer grandes variações nas cotações de empresas que acabaram de apresentar ao mercado seus resultados. Somente após uma conferência com os gestores da empresa, onde é explicado com detalhes os motivos pelo desempenho no semestre, que as cotações passam apresentar coerência.
A contabilidade consegue destacar a evolução das empresas ao longo dos anos, mostrando:
- Quão eficientes elas são;
- Se estão aprimorando sua capacidade de aumentar receitas;
- Quão agressivas elas podem ser;
- Como é sua alavancagem (como é o endividamento);
- Quão eficientes são em maximizar suas qualidades perante seus concorrentes.
Além disso, é possível analisar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, novas aquisições, custos, receitas, entre outras tantas informações encontradas analisando principalmente três demonstrativos.
• Como calcular o Fluxo de Caixa de Investimento do seu negócio?
A análise dos dados contábeis de forma conjunta é de extrema importância para o investidor. Dado que, através dos dados contábeis, é possível que o investidor combine o seu conhecimento a respeito da empresa com seus fundamentos, fazendo com que sua análise se torne mais aprofundada.
Uma contabilidade vai conseguir agregar uma visão mais detalhista e assertiva. No âmbito estratégico e logístico, é fundamental contar com a assistência de mais uma pessoa capacitada no seu ramo de negócios.
Se você busca colocar seu negócio rumo a um caminho de sucesso dentro desse setor de atividade, sem infringir a lei vigente e se mantendo alinhado às atualizações do setor, entre em contato com a Mapah e saiba como podemos ajudar!
Com atendimento contábil e postura consultiva, fica muito mais fácil acompanhar o crescimento da sua empresa! Aqui na Mapah, nosso time está constantemente atualizado e pronto para compartilhar conhecimento e gerar insights que vão fazer diferença para seu negócio.