Os principais KPI’s financeiros para uma empresa saudável
Filtro de Categorias
13/04/2022

Mapah

Os principais KPI’s financeiros para uma empresa saudável

Os principais KPI’s financeiros para uma empresa saudável

Para que um negócio tenha sucesso, ele precisa manter um controle estrito sobre as suas finanças e, consequentemente, seus resultados financeiros em geral. Mais do que isso, geralmente esses resultados acabam se tornando verdadeiros motivadores de ações que geram impactos cada vez mais positivos.

Para que esse controle seja feito de forma efetiva, são usados indicadores, ou KPI’s financeiros, para avaliar a saúde da sua empresa.

Sendo assim, o uso de indicadores financeiros é, na verdade, indispensável se o objetivo é fazer uma análise estruturada e que corresponda à realidade do seu negócio.

Contudo, realizar o acompanhamento dos indicadores financeiros ainda não é uma prática comum para empresas de pequeno e médio porte, pois muitas dessas empresas acreditam não ser necessário fazer esse controle. Entretanto, é de extrema importância definir, coletar e analisar os dados para entender se a gestão do seu negócio está realmente sendo efetiva e se todas essas ações que estão sendo tomadas estão trazendo resultados. Ou seja: é necessário ter uma visão clara do seu negócio atrelada aos objetivos da empresa.

Afinal, estar à frente de um negócio, seja ele qual for, exige muito estudo e dedicação. É importante estar preparado para problemas que sempre vão surgir e saber como contorná-los. 

Dessa forma, para alcançar os objetivos de uma empresa, várias ferramentas são criadas para contribuir com a gestão dos negócios e os KPI’s é uma delas. Por isso, neste artigo, nós vamos te mostrar dicas importantes para utilizar os indicadores de desempenho e aumentar seus lucros.

• 7 Noções da contabilidade que todo empresário e gestor precisam saber

Conhecendo a definição de KPI

KPI (Key Performance Indicator) significa Indicadores-Chave de Desempenho, em português e, a princípio, surgiu para medir precisamente os resultados obtidos por uma empresa, em um determinado período de tempo.

É a partir dessa medição que os gestores conseguem definir um cenário sobre o negócio e sugerir novos planejamentos para solucionar possíveis problemas. Além disso, com os KPIs os gestores também decidem o que está ou não funcionando na empresa e avaliam novas formas de crescimento. 

Contudo, é necessário fazer uma análise aprofundada dos dados obtidos para que eles sejam objetivos e, dessa forma, seja possível descartar hipóteses e nortear os gestores sobre qual o melhor caminho para obter conquistas desejadas.

Conseguindo praticar as estratégias planejadas com os resultados da utilização dos KPIs, a empresa aumenta sua capacidade de análise e as aplica para o crescimento do negócio.

Qual é a sua importância nos índices financeiros?

Esses indicadores possuem um papel principal e fundamental: entregar informações relevantes e de valor. Ao contrário dos relatórios comuns que dizem quando um negócio vendeu uma determinada quantidade de itens,não que isso signifique, alguma coisa — a menos que sejam utilizados os indicadores financeiros. 

Os KPI’s, quando usados de maneira correta, conseguem entregar informações ao mesmo tempo que traçam um paralelo com a real situação do negócio. Eles mostram sua performance como um todo.

Por exemplo, se eles dizem que essas vendas resultaram em lucro e liquidez, então a empresa está saudável. Já por outro lado, se as vendas foram a prazo ou fazem parte de um quadro de inadimplência, o resultado é que a empresa precisa de certas mudanças urgentes. 

Sendo assim, os indicadores financeiros são importantes porque permitem análises que demonstram se o negócio está atingindo seus objetivos estratégicos e também realiza mudanças e correções necessárias para chegar ao seu objetivo. Além disso, permitem o acompanhamento de uma situação de maneira relevante e precisa. Os índices sempre vão demonstrar a situação do negócio e eles devem ser analisados de forma periódica.

Antes da utilização de KPIs, o gestor vai precisar:

  • Definir as metas e objetivos da empresa: algumas empresas de grande porte apresentam dificuldade sobretudo nessa definição e acabam perdendo sua força no mercado.
  • Apresentar os meios para alcançar essas metas: os processos precisam ser guiados e sem dúvidas, essa parte é fundamental para prever o sucesso da empresa.
  • Identificar as melhores formas de acompanhar o desempenho desses meios: é possível organizar as informações para ter uma base de análises mais precisas.

Conheça os principais indicadores financeiros de uma empresa

Margem operacional

Ao dividir o resultado operacional da empresa pela receita líquida, você consegue achar a margem operacional e com esse indicador é possível medir a eficiência dos processos internos da empresa. Essa é uma ótima maneira de avaliar se está na hora de adotar outra estratégia, ou se o que foi planejado está dando resultados.

Ticket médio

O ticket médio é calculado a partir da divisão do valor total gerado em vendas  pelo número de compras. Com ele, você tem o valor aproximado da média de cada venda. Então, se sua margem de lucro bruto está abaixo do esperado, por exemplo, pode analisar que talvez tenha chegado o momento de traçar estratégias para aumentar o ticket médio da empresa.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Um dos indicadores mais conhecidos, o ROI nos mostra quanto de dinheiro a empresa recebe de volta sobre o valor investido. Podendo ser aplicado a setores, projetos e até mesmo colaboradores, ele ajuda a avaliar o real valor do objeto analisado para a empresa. 

Margem de Lucro Bruto

A margem de lucro bruto é capaz de mostrar o quanto uma empresa está ganhando com a venda de produtos e/ou prestação de seus serviços. Sendo assim, ela informa de maneira clara e objetiva a rentabilidade do negócio, dizendo muito sobre o desempenho do setor comercial, já que ela mostra o quanto a empresa está ganhando com cada venda realizada. 

Margem de Lucro Líquido

Ele é calculado ao subtrair do lucro bruto a tributação e despesas fixas e variáveis. Esse cálculo permite que você possa analisar quanto de fato sua empresa lucra para cada real de receita que o negócio recebe. Trata-se de um indicador extremamente importante, uma vez que diz muito sobre a saúde financeira da empresa. 

Um planejamento financeiro é essencial para o acompanhamento dos principais KPI’s

Um bom planejamento financeiro desempenha um papel fundamental atrelado aos indicadores financeiros de uma empresa, pois é ele quem avalia os dados de maneira aprofundada para conseguir dar o norte que a gestão precisa e conseguir chegar mais perto dos objetivos do negócio. 

Sabemos que nem sempre o gestor consegue fazer essa projeção, por isso a melhor recomendação sempre será contar com o apoio de profissionais especializados, pois enquanto esse profissional cuida da sua gestão financeira, você pode demandar energia para outras áreas que realmente precisam apenas de você.

• Mapah Hub: Inspirando decisões inteligentes

Aqui na Mapah você encontra uma contabilidade que se preocupa com a gestão do seu negócio e atua como uma ferramenta para a sua tomada de decisão. 

Tenha todos os dados da empresa na sua mão com o Mapah Hub, uma plataforma exclusiva para os nossos clientes. Agende uma conversa com um de nossos consultores e entenda mais sobre os nossos serviços.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir