Planejamento Financeiro: veja quais são os principais erros ao montar essa estratégia
Filtro de Categorias
25/07/2022

Mapah

Planejamento Financeiro: veja quais são os principais erros ao montar essa estratégia

Planejamento Financeiro: veja quais são os principais erros ao montar essa estratégia

Planejar a gestão financeira do negócio é essencial para haver lucratividade ao longo dos anos. O planejamento financeiro, quando realizado de forma correta, determina se a empresa terá lucro ou prejuízo. 

Por isso, na leitura de hoje, traremos para você, noções do que é o planejamento financeiro e como traçar as melhores estratégias para obter o sucesso empresarial.

Em primeiro lugar, o que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é o processo que compreende determinadas estratégias de negócio, desenvolvendo métodos, de acordo com a rotina do empreendimento, de modo a atingir os objetivos traçados. 

Esse modelo de planejamento é a base para que o negócio possa tomar decisões internas como alterações de valores investidos ou aplicações e investimentos futuros. 

A partir do planejamento financeiro, é possível visualizar os gastos futuros da empresa. Possibilitando que o empreendedor consiga determinar seus futuros passos. 

Vale lembrar que o planejamento financeiro deve ser um processo contínuo, pois há adversidades na empresa e projetos podem mudar de um mês para o outro. Logo, avaliar continuamente o setor financeiro, é a melhor estratégia de negócio a longo prazo.

Quais são os principais erros que você pode cometer ao realizar um planejamento financeiro?

Separar as finanças: é muito comum que pequenas empresas ou que empreendedores iniciantes não tenham uma separação dos valores empresariais com os pessoais. Com isso, os valores acabam se misturando e sendo gastos de forma indevida. 

Por isso, tenha sempre contas separadas dos valores pessoais para os empresários. Misturar as finanças pode causar confusões ou furos de orçamento a longo prazo.

Ao realizar essa divisão, além de evitar problemas, auxilia no gerenciamento dos valores obtidos e disponíveis. Podendo traçar metas sabendo o valor real existente em caixa. 

Controle seu estoque! 

A falta de gestão no controle de estoque afeta diretamente o planejamento orçamentário. É a partir do descontrole de insumos existente, que acontecem compras desnecessárias, fazendo com que haja um gasto além do previsto para aquele mês. 

As ações no estoque empresarial devem ser sempre registradas e atualizadas. Isso porque, desta forma, também já há um controle de gastos, evitando desperdícios.

Projete o fluxo de caixa 

Tenha em anotações as entradas dos próximos meses e as contas fixas e variáveis existentes. Nesse modelo, o fluxo de caixa é o melhor assistente do empreendedor.

Mantenha seu fluxo de caixa atualizado, pois é a partir dele que é possível calcular  os valores disponíveis e prever o capital de giro para investimentos ou despesas. 

Um bom fluxo de caixa torna possível realizar um planejamento financeiro a longo prazo. Fazendo investimentos visando o crescimento da empresa. 

Vale lembrar também que um dos benefícios é a redução das despesas sem afetar no lucro obtido, planejar investimentos futuros, organizar ações que desenvolvam o nome do empreendimento, como: promoções para desafogar o estoque e garantir prazos mais longos com os fornecedores. 

Tenha noção do valor do seu produto

É essencial que se tenha noção de quanto é gatão de matéria-prima para realizar a confecção do produto ofertado. Nessa conta, é necessário somar a matéria-prima, trabalhadores e custos fixos utilizados nele. 

Após o estudo, é necessário que o preço tenha margem de lucro, para que a empresa obtenha algo a partir desta venda. 

Não é possível precificar o seu serviço através do concorrente, sem utilizar estas métricas de análise. Isso porque, os insumos da concorrência são inferiores, por exemplo, logo não dispõem do mesmo valor para confeccionar o produto. 

Se você não sabe precificar o seu produto, provavelmente, não saberá também gerir seu lucro. O ideal é que se tenha uma reserva para possíveis sustos orçamentários, é que haja também uma quitação dos valores presentes para pagamento, para que sempre se tenha crédito na praça.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para manter o seu planejamento financeiro de forma saudável. O planejamento financeiro é essencial para manter o negócio em dia financeiramente. 

Afinal, quando se trata da saúde financeira do seu negócio, todo cuidado é pouco. Por isso, nós da Mapah contabilidade podemos te auxiliar nesta jornada através de nossos dashboards dinâmicos e uma leitura de relatórios inteligentes, nossos especialistas proporcionam uma visão estratégica, com assertividade, segurança e qualidade. Entre em contato com um de nossos colaboradores e agende uma conversa para conhecer mais sobre a contabilidade como ferramenta de gestão.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir