Como identificar os índices de líquidez do seu negócio?
Filtro de Categorias
15/06/2022

Mapah

Como identificar os índices de líquidez do seu negócio?

Como identificar os índices de líquidez do seu negócio?

A contabilidade apresenta vários índices que devem ser analisados e estudados por todos os gestores. Entre eles, está o índice de liquidez. É através da análise desse índice que podemos avaliar o sucesso que a empresa terá. 

Através do índice de liquidez, é possível visualizar o percentual de comprometimento que a empresa possui em cumprir com os seus prazos. Por isso, é essencial avaliar através desse índice, demandas, investidores, fornecedores e as atividades exercidas na empresa. 

A partir de um cenário repleto de informações sobre a empresa, é possível determinar através do índice de liquidez possíveis investimentos realizados pela empresa e consequentemente, expansão do negócio

Somente com os tópicos levantados nessa introdução, podemos perceber que o índice de liquidez, quando bem elaborado, entrega aos gestores e donos do negócio, uma visão ampla de tudo que está acontecendo, facilitando a tomada de decisões. 

Por isso, nesse artigo, iremos abordar o que é índice de liquidez e como identificá-los em seu negócio.

O que é índice de liquidez?

Índice de liquidez são informações numéricas do empreendimento que auxilia os gestores a terem uma visão mais ampla do que está acontecendo com o negócio e, assim, facilitando na tomada de decisão. 

De forma estratégica, o empreendimento que levanta esses dados para análise, geralmente, possui maior assertividade em suas decisões e, consequentemente, em seus negócios. Isso porque as tomadas de decisões são a partir destes dados confiáveis que demonstram a saúde financeira da empresa. 

Para extrair dados capazes de formular o índice de liquidez, é necessário realizar uma avaliação no demonstrativo contábil do empreendimento, no balanço patrimonial, fluxo de caixa, entre outros tópicos a serem analisados. É importante também frisar o tempo que se deseja realizar a análise, sendo um período curto, médio ou de longo prazo.

Para que serve o índice de liquidez?

Como citamos anteriormente, os índices de liquidez, em suma, servem para apresentar dados sobre o empreendimento, por indicadores financeiros, revelando os recursos disponíveis do negócio para cada obrigação financeira. 

Após ter acesso aos dados presentes em um relatório de liquidez, eles podem ser utilizados pelos seus gestores como indicadores financeiros para análise de crédito, aumento dos prazos para pagamento, aumento ou corte de despesas do fluxo de caixa. 

Por isso, é de suma importância que esses dados sejam atualizados frequentemente. O ideal é que a análise seja feita de forma mensal, medindo os níveis financeiros da empresa, para haver análise se houve ganhos ou perdas.   

Como podemos observar, as ações na contabilidade se interligam. Ao avaliar mensalmente os índices de liquidez, é possível obter o controle do fluxo de caixa, visualizando a melhor forma de se articular no mercado e buscando estratégias que cabe no orçamento da empresa. 

Justamente por se interligarem, é necessário que os índices de liquidez sejam avaliados com outras performances da empresa, como o fluxo de caixa e o balanço patrimonial. 

Essas análises correlacionadas, como já citamos anteriormente, buscam chegar a uma avaliação mais precisa de como está a saúde financeira do negócio, entendendo quais atitudes devem ser tomadas a seguir. 

Na análise, há índices que demonstram como está a saúde financeira do negócio a partir do resultado da avaliação. Por isso, caso o índice seja superior a 1, indica que o empreendimento consegue cumprir suas obrigações financeiras com folga no orçamento

Igual a 1, são empreendimentos que geralmente não obtêm lucro, trabalham para pagar suas contas. 

Inferior a 1, já precisam de ajuda para pagar suas dívidas, pois o orçamento que a empresa possui não é o suficiente. 

Quais são os principais índices de liquidez?

Para compreender o índice de liquidez, eles são divididos em quatro tópicos 

Índice de liquidez corrente (LC): conhecido como liquidez comum, é responsável por realizar o cálculo para analisar a capacidade do negócio de realizar pagamentos a curto prazo. Para realizar a conta é preciso dividir o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante. 

Índice de liquidez seca (LS): também analisa a liquidez comum, no entanto, considerando os estoques de ativos circulantes presentes na empresa. Em outras palavras, considera os valores que a empresa possui para arcar com as contas em um prazo de tempo pequeno.

Para realizar seu cálculo, basta realizar a operação: Ativo Circulante menos Estoque, dividido pelo Passivo Circulante

Índice de liquidez imediata (LI): neste índice é considerado somente a conta do balanço patrimonial da empresa. Vale lembrar que neste cenário, a liquidez varia muito, isso porque, são valores mais simples, logo mais fáceis de serem movimentados. 

Para realizar a conta deste índice é necessário pegar o Valor Disponível e dividir pelo Passivo Circulante. 

Índice de liquidez geral (LG): este índice tende a orientar o empreendedor em uma visão mais ampla das atividades exercidas, logo, ele abrange valores a longo prazo, analisando o balanço patrimonial da empresa. 

Para realizar a conta deste índice é necessário, somar o Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo, dividido  pelo Passivo Circulante mais o Passivo Não Circulante.

Conclusão

Assim como outros índices e métricas, o índice de liquidez é essencial para avaliar a saúde financeira da empresa. Por isso, o ideal é que essas análises sejam feitas por uma contabilidade especializada. 

Agora, nós da Mapah podemos ajudar  através de nossos dashboards dinâmicos e uma leitura de relatórios inteligentes, nossos especialistas proporcionam uma visão estratégica, com assertividade, segurança e qualidade. Entre em contato com um de nossos colaboradores e agende uma conversa para conhecer mais sobre a contabilidade como ferramenta de gestão

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir