&ev=PageView&noscript=1"/> Due Diligence: o que é e qual a importância para o negócio?
Empresarial

Due Diligence: qual a importância para o seu negócio?

Publicado em 10/11/2022
Due Diligence: qual a importância para o seu negócio?

Due Diligence pode ser traduzido como diligência prévia. Como o significado da palavra “diligência” fala sobre análise e investigação, podemos entender a Due Diligence como um ato investigativo, que pretende diagnosticar riscos em áreas diversas — financeira, ambiental, jurídica, contábil, fiscal, previdenciária ou outras correlacionadas.

Assim, esse é um processo de investigação que deve ser realizado antes de finalizar importantes decisões de negócios. Geralmente, ela está associada a investimentos de grande porte, reestruturação de uma empresa ou fusões e aquisições. Afinal, seu objetivo é verificar a avaliação de ativos e passivos, avaliar os riscos dentro de um negócio e identificar áreas para investigação adicional. Isso permite que um investidor ou comprador tome decisões de investimento informadas.

Quando fazer uma auditoria contábil?

O que envolve o processo de Due Diligence?

A Due Diligence é um processo extenso que abrange aspectos de um negócio que vão desde demonstrações financeiras e registros contábeis, até os principais funcionários e contratos. 

Os aspectos de uma empresa cobertos por esse processo geralmente se enquadram em cinco grandes áreas:

  • finanças;
  • desempenho comercial;
  • conformidade legal;
  • operações; e
  • impacto ambiental.

Como não há diretrizes oficiais sobre o que deve ser coberto pelo processo de Due Diligence, geralmente ele é adaptado para cada transação específica. Alguns tipos de Due Diligence são mais importantes em alguns setores do que em outros e a duração, profundidade e escopo da investigação geralmente dependem de alguns fatores, como:

  • a natureza da transação;
  • as necessidades e interesses da empresa compradora ou investidora;
  • o nível de risco percebido.

Qual é a diferença entre Due Diligence e auditoria?

Embora haja algumas semelhanças, estamos falando de diferentes processos. Confira as principais diferenças!

Objetivos

Uma auditoria avalia se as demonstrações financeiras de uma empresa fornecem uma visão geral justa de seu desempenho financeiro, enquanto a Due Diligence é projetada para informar os potenciais investidores antes de finalizar importantes decisões de negócios. 

Escopo

Uma auditoria normalmente cobre relatórios financeiros no final de um ano contábil; embora a Due Diligence também envolva a verificação e análise das demonstrações financeiras, ela aborda muitas outras áreas de um negócio. 

Partes envolvidas

As auditorias são geralmente realizadas por auditores ou contadores profissionais. A Due Diligence, é geralmente realizada por organizações de consultoria especializadas, representantes da empresa compradora ou investidora, ou mesmo por funcionários.

Qual a importância da Due Diligence para o seu negócio?

Quando feita, uma revisão detalhada consegue fornecer dados específicos de diligências selecionados para um levantamento completo de informações valiosas para o negócio. 

A Due Diligence é necessária para as negociações, contudo, essas investigações não devem ocorrer somente para isso. Afinal, com a antecipação, as empresas têm como organizar processos internos para adotar medidas com intuito de também mitigar os riscos.

Entre os principais benefícios da Due Diligence, destacam-se;

  • permite melhores negociações;
  • permite que você decida se a empresa-alvo é a opção certa;
  • fornece informações especializadas de terceiros sobre o negócio em questão;
  • melhora as relações entre as duas empresas;
  • poupa tempo valioso no negócio;
  • fornece uma visão geral das operações da empresa;
  • garante um negócio mais forte e uma transação mais suave;
  • ajuda a identificar e gerenciar áreas de risco.

7 Noções da contabilidade que todo empresário e gestor precisam saber

Conclusão

Detalhes no processo de Due Diligence fazem toda a diferença, eles são importantes e podem representar situações desfavoráveis para a empresa, caso não sejam considerados, mapeados e controlados. Por isso, como gestor, o ideal é que você busque por apoio de um profissional que tenha domínio sobre a área, suas possibilidades e oportunidades.

Nesse momento, podemos te ajudar!

A Mapah pode auxiliar a sua empresa por meio de uma contabilidade consultiva e focada na gestão do seu negócio. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma conversa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir