&ev=PageView&noscript=1"/> Como medir a rentabilidade de uma empresa? Entenda!
Empresarial Financeiro

Como medir a rentabilidade de uma empresa?

Publicado em 12/04/2022
Como medir a rentabilidade de uma empresa?

Ao abrir uma empresa, um dos aspectos mais desafiadores é avaliar sua rentabilidade, isso porque ela é um dos parâmetros mais importantes para medir o desempenho financeiro do seu negócio. Ela significa a capacidade da sua empresa gerar retornos ao longo do tempo, a partir do capital investido. Quer descobrir como medir a rentabilidade de uma empresa? Fique com a gente!

Não basta apenas alavancar suas vendas e ver a equipe a todo vapor. Você precisa de avaliações sólidas, porque só assim é possível ter uma gestão efetiva a ponto de saber se os seus esforços estão dando retorno.

Nesse artigo, ensinaremos como calcular a rentabilidade da empresa e te ajudar a entender a importância dessa métrica.

O que é a rentabilidade?

A rentabilidade é uma métrica simples de calcular. Por um lado, os cálculos dela vão ajudar a analisar condições realistas sobre suas operações financeiras. Por outro, o ponto de equilíbrio fornece uma meta adequada ao seu negócio. 

Resumindo, a rentabilidade pode ser comparada com o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Quando calculada de forma exata, ela se torna um dos indicadores mais confiáveis sobre o andamento do negócio.
 
 

Conceitos da rentabilidade

A rentabilidade avalia o lucro líquido obtido com relação ao valor investido. Mas você sabe o que significa esses nomes?

  • Lucro líquido: o valor que você obtém após retirar do montante todos os custos, impostos e abatimentos. Para calculá-lo, use a fórmula:

Lucro líquido = Receita Total – Custos Totais

  • Valor investido: quantidade de capital que você injeta para colocar o negócio em operação.
  • Rentabilidade vs. lucratividade: a lucratividade é um indicador que compara o lucro líquido da empresa com seu faturamento, enquanto a rentabilidade compara o lucro com o tanto que foi investido.

4 indicadores de rentabilidade

Retorno sobre ativo

Esse indicador apresenta o ativo total da empresa, avaliando se ela está trazendo retorno para cada real investido. Sua fórmula é:

Rentabilidade do ativo = (Lucro líquido/Ativo total) x 100

Esse indicador vai te ajudar a constatar a aceleração ou desaceleração do negócio em determinados períodos.

Indicador de margem

Considerando primeiramente a margem bruta, esse indicador apresenta a lucratividade do seu negócio após ter quitado todos os custos do produto e mercadorias. Ou seja, é a porcentagem que você ganha em cada venda. 

Margem Bruta = Lucro Bruto/Receita Líquida

Já a margem líquida é a quantidade de dinheiro que a empresa lucra a cada real de receita obtido após pagar todas as suas despesas e impostos.

Margem Líquida = Lucro Líquido/Receita Líquida

Retorno sobre patrimônio líquido

Refere-se ao resultado do lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido. Sendo assim, um retorno sobre o patrimônio líquido apresenta um patrimônio líquido e um lucro líquido crescentes, esse indicador consegue apontar se a empresa está crescendo progressivamente.

Índice de preço sobre lucro (Índice P/L)

Um indicador muito importante ao lidar com investidores para o negócio. Ele indica o interesse do mercado em apostar no produto ou serviço da empresa.
É o principal índice de valor de mercado. Ele mostra o quanto um investidor está disposto a pagar por cada real de lucro adquirido. 

Índice P/L = Preço do ativo/Lucro do ativo

Como calcular a rentabilidade de uma empresa?

Para calcular a rentabilidade de uma empresa, aplique a fórmula:

Rentabilidade = (Lucro Líquido x Investimento Total) /100

Parece simples, não é? Realmente o cálculo em si não é complicado e agora que você já entende os conceitos básicos e qual a importância de suas aplicações realmente o processo fica um pouco mais claro.
 
Contudo, por mais que analisar a rentabilidade da sua empresa seja fundamental, ela não é suficiente para dar uma visão tão ampla do negócio, pois é preciso associar esse indicador com a lucratividade e um bom plano de negócios. Sendo assim, para calcular o índice de rentabilidade corretamente, é importante contar com uma solução inteligente, completa, ágil e intuitiva.

A Mapah está há mais de 20 anos entregando soluções completas que fazem a diferença no dia a dia dos nossos clientes. Nossos profissionais podem ajudar no crescimento do seu negócio.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir