&ev=PageView&noscript=1"/> Holding de Franquias: o que é e quando contratar?
Empresarial

Como funciona holding de franquias?

Publicado em 27/10/2022
Como funciona holding de franquias?

Já ouviu falar do termo “holding de franquias”? Holding é uma palavra do verbo inglês “to hold”, que de forma geral significa “manter”. 

Entender o que significa uma holding de franquias é de extrema importância, pois se trata de quando uma empresa se mantém e realiza gestões de pessoas. Isso porque as empresas têm a participação e o controle dessas pessoas em relação aos serviços prestados.

Desenvolvemos o texto a seguir para explorarmos mais os tipos de holding e como elas atuam. Acompanha o nosso artigo.

Holding de franquias: o que é?

Holding é quando uma empresa tem controle sobre as operações de outra. Uma holding de franquias, no que lhe diz respeito, tem o controle sobre redes franquias, sempre visando promover sua evolução e dar todo o suporte essencial para o negócio. 

O modelo de negócio é baseado em uma simples palavra: aceleração. Logo, empresas de holding são aceleradoras. Isso se dá porque essa prática implica a ideia de capacitar empresas de menor porte com o conhecimento e  as conexões necessárias. Ou melhor, colocar sua rede de franquias em contato com outras empresas e/ou potenciais investidores (que muitas vezes já fazem parte do mesmo conglomerado).

Assim, podemos definir uma holding de franquias como um conjunto de várias marcas em um único conglomerado, em que cabe à empresa controladora o planejamento estratégico e as consequentes tomadas de decisões. Pequenas empresas que desejam crescer, todavia, não têm o capital necessário, mas elas podem encontrar a solução para seus problemas em uma holding de franquias.

Tipos de holding 

Existem no mercado 3 principais tipos de holding de franquias e devemos destacá-las para entender como funciona.

  • Holding Pura

A holding pura é um tipo de franquia em que a empresa principal detém o capital das outras, mas não passa disso. Ela não interfere em nada mais do que suas próprias atividades e não visa a interferência nas outras que participam da franquia.

  • Holding Mista

Esse tipo de franquia holding existe em maioria e é o mais comum no Brasil. O que ocorre em holding mista é que a participação no capital das subsidiárias também se responsabiliza pela administração delas. Sendo assim, além de participar do capital, é também administrado pela empresa majoritária.

  • Holding Familiar

Nesse caso, há uma empresa que centraliza o patrimônio pessoal, garantindo assim segurança no momento do processo sucessório.

 

Como constituir uma holding patrimonial?

Quais são os principais benefícios de uma holding?

Agora que você já entendeu o conceito, averiguamos a seguir os principais benefícios de uma holding de franquias:

  • Maior segurança, uma vez que os bens ficam protegidos dentro da holding;
  • Promove um maior retorno financeiro, pois os lucros são divididos entre as empresas franqueadas;
  • Mais estabilidade financeira;
  • Maior poder de negociação com os fornecedores;
  • Facilidade na obtenção de empréstimos e financiamentos.

Quando existe uma empresa responsável por todo o gerenciamento do negócio, isso significa que a empresa terá um ganho de tempo e redução de custos.

Conclusão

Viu como a holding de franquias pode te ajudar? Como empresa, ela pode ajudar e muito aos futuros empreendedores que desejam atuar no ramo de franquias. Com toda a sua experiência e controle de planejamento, a holding de franquias é uma ótima opção para quem deseja enveredar pelos caminhos do empreendedorismo. 
Através de um atendimento contábil com uma postura consultiva, fica muito mais fácil acompanhar o crescimento da sua empresa! Aqui na Mapah, nosso time está constantemente atualizado e pronto para compartilhar conhecimento e gerar percepções que vão fazer diferença para o negócio.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir