&ev=PageView&noscript=1"/> Como usar a contabilidade como ferramenta de gestão?
Contábil Empresarial

Como utilizar a contabilidade como ferramenta de gestão para tomada de decisão?

Publicado em 05/09/2022
Como utilizar a contabilidade como ferramenta de gestão para tomada de decisão?

A contabilidade é extremamente importante para as empresas. Além de acompanhar e cuidar de suas transações financeiras, ela ajuda a tomar decisões mais assertivas na hora de alocar seus recursos, mas para isso é necessário que você entenda como usar a contabilidade ao seu favor, como uma verdadeira ferramenta de gestão. Nesse artigo nós vamos te mostrar como isso é possível através da contabilidade gerencial.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial envolve a conclusão das tarefas e a produção de relatórios muito importantes para a liderança da empresa sobre as decisões financeiras relacionadas às operações gerais do negócio. 

Por isso podemos dizer que ela é uma poderosa ferramenta para auxiliar a gestão no alcance de um melhor planejamento e controle sobre qualquer organização, já que ela se faz relevante para todos os tipos de organizações, incluindo organizações sem fins lucrativos, governo ou empresas individuais. 

A contabilidade gerencial engloba muitas facetas da contabilidade com o propósito melhorar a qualidade das informações entregues à administração sobre as métricas de operação do negócio. Ou seja, a contabilidade gerencial é o processo de identificação, medição, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações que auxilia os executivos no cumprimento dos objetivos organizacionais.

Além disso, essa ferramenta também ajuda a administração a desempenhar todas as suas funções, incluindo planejamento, organização, pessoal, direção e controle.

Vale ressaltar que a contabilidade gerencial também abrange custos e preços. Em essência, ela trata das técnicas de custeio utilizadas pelas empresas para reduzir suas despesas. Também pode envolver métodos utilizados pelas empresas para reduzir custos e sua distribuição em diferentes áreas. Com essas informações, as empresas podem tomar decisões melhores sobre seus preços. Para a maioria das empresas, essa é uma parte essencial para suas operações e lucros.

Áreas de atuação da contabilidade gerencial

Gestão estratégica

Envolve a formulação e implementação das principais metas e iniciativas que a alta administração de uma organização assume em nome dos proprietários.

Gestão de desempenho

Ela se concentra no desempenho de uma organização, um departamento, um funcionário ou os processos implementados para gerenciar tarefas específicas. 

Gerenciamento de riscos

Contribui para estruturas e práticas de identificação, medição e relato de riscos para a organização.

Análise de causa e efeito

Discute a relação de causa e efeito, investiga-se o motivo da perda e estuda-se os fatores que influenciam diretamente a lucratividade. E compara os lucros com as vendas, despesas diferentes, ativos circulantes, juros a pagar, capital social etc.

Previsão

Ele ajuda a organização a planejar e prever o curso de ação futuro com base em informações históricas.

Principais objetivos da contabilidade como ferramenta de gestão

A contabilidade gerencial auxilia diretamente a administração no planejamento das operações corporativas. O planejamento implica determinar o que fazer, quando, como e por quem. Fazer previsões com base nos dados existentes, criar metas, estruturar políticas, identificar cursos alternativos de ação e decidir sobre as atividades a serem realizadas fazem parte desse processo.

Sendo assim, seus objetivos vão de encontro às seguintes áreas estratégicas:

Desempenho dos controles

A contabilidade gerencial é uma ferramenta importante para controlar o desempenho do seu negócio. Toda a instituição está organizada em centros de responsabilidade, cada um dos quais é supervisionado por um único responsável. Eles estarão envolvidos no planejamento e formulação do orçamento e deverão executar os planos, padrões e desvios para identificar a responsabilidade.

Auxilia na coordenação de operações

A contabilidade gerencial também ajuda a administração a coordenar as atividades da empresa, primeiro preparando orçamentos funcionais e, em seguida, coordenando todas as operações da empresa, combinando todos os orçamentos funcionais em um único orçamento mestre. Como resultado, a contabilidade gerencial é uma ferramenta valiosa para coordenar muitas funções corporativas.

Aumenta a produtividade

O contador gerencial faz o possível para aumentar a produtividade da organização e, assim, incentivar os membros da organização, criando metas, preparando o melhor e mais econômico curso de ação e, em seguida, monitorando o desempenho.

Informações de comunicação atualizadas

A contabilidade gerencial também ajuda a administração a transmitir informações financeiras sobre a empresa aos interessados, para que possam ser direcionadas a um curso de ação. A administração precisa de dados para fazer escolhas e avaliar o sucesso da empresa. Os relatórios, que são um elemento vital da contabilidade gerencial, podem ser usados ​​para fornecer as informações necessárias à administração.

Auxiliar na tomada de decisão

Fornece as informações necessárias à administração, que podem ser úteis em suas decisões. Os dados históricos são estudados para ver seu possível impacto em decisões futuras. As implicações de várias decisões também são levadas em consideração.

Utilização adequada dos recursos

A gestão utiliza todos os recursos físicos e humanos de forma produtiva, levando à eficácia na gestão. Ele fornece a máxima utilização de recursos escassos, selecionando seu melhor uso alternativo possível na indústria de vários usos.

A base para relatórios financeiros

A contabilidade gerencial fornece vários relatórios periódicos, que são a base para os relatórios financeiros atingirem o objetivo da organização.

Proteção de ativos

Ele fornece garantia razoável em relação à prevenção ou detecção oportuna de aquisição, uso ou alienação não autorizados dos ativos da empresa que possam ter um efeito material nas demonstrações financeiras.

Leitura recomendada: Gestão de Capital de Giro: como estruturar uma estratégia em sua empresa?

Conclusão

Dados gerenciais fornecem dados e não decisões:  uma gestão toma decisões com base nas informações que obtém dos dados financeiros. Dessa forma, a contabilidade fornece dados para tomada de decisões gerenciais.

O principal objetivo da contabilidade como ferramenta de gestão é melhorar a qualidade das informações fornecidas à administração de um negócio sobre as suas operações. Uma vez que as empresas garantam essa qualidade, podem contribuir para melhores decisões.

Você acha que chegou o momento de contar com uma ajuda profissional para usar a contabilidade ao seu favor, fazendo com que além de uma ferramenta de gestão ela seja também um diferencial competitivo para o seu negócio? Entre em contato conosco!

Podemos auxiliar a sua empresa por meio de uma contabilidade consultiva e focada na gestão do seu negócio. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma conversa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir