Mapah News

Mapah News

Notícias

Receita Federal lança atendimento sobre CPF pelo Telegram

A Receita Federal inaugurou na segunda-feira (3), o atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat.

Segundo o Fisco, a ideia é propor mais agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal.

Com a pandemia e a digitalização de diversos serviços do governo para evitar a disseminação do novo coronavírus, essa medida também está sendo lançada para contribuir com o cenário de cautela e evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial.

Serviços da Receita pelo Telegram
De acordo com a Receita, a partir de hoje estão disponíveis no novo canal serviços como:

Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
Segunda via de CPF;
Informação do número do CPF;
Consulta à situação cadastral; 
Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso)
O cidadão que desejar solicitar o serviço, deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

Fonte: CONTÁBEIS

Lista de Conteúdos

eSocial - Receita Federal altera IN RFB Nº 971/2009 para não incidir contribuição previdenciária sobre venda da produção rural para comercial exportadora

eSocial - Receita Federal altera IN RFB Nº 971/2009 para não incidir contribuição previdenciária sobre venda da produção rural para comercial exportadora

A IN RFB Nº 1.975/2020 alterou o art. 170 da IN RFB Nº 971/2009 , estendendo a não incidência das contribuições previdenciárias sobre as receitas [...]

Cadastre-se e fique por dentro!

Receba atualizações diretamente no seu email