ICMS: Confaz publica protocolos com revogações e ajustes na substituição tributária

Publicado em 06/01/2026 em Tributária

ICMS: Confaz publica protocolos com revogações e ajustes na substituição tributária

ICMS: Confaz publica protocolos com revogações e ajustes na substituição tributária

Medidas envolvem operações com eletrônicos, eletrodomésticos e remessas interestaduais de suínos, com efeitos a partir de março de 2026.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou, por meio do Despacho Confaz nº 1/2026, os Protocolos ICMS nº 1 a 4/2026, que tratam de alterações envolvendo regimes de substituição tributária e suspensão do imposto em operações interestaduais.

Os atos normativos promovem ajustes específicos entre estados, com destaque para operações com produtos eletrônicos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e remessas destinadas à industrialização.

Revogação em operações com eletrônicos e eletrodomésticos

O Protocolo ICMS 2/2026 revoga, a partir de 1º de março de 2026, o Protocolo ICMS 70/2011, que tratava da substituição tributária nas operações com produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos entre Paraná e São Paulo.

Já o Protocolo ICMS 3/2026 exclui o Estado do Paraná do Protocolo ICMS 192/2009, também a partir de 1º de março de 2026, nas operações com os mesmos tipos de produtos.

Suspensão do ICMS em remessas para industrialização

O Protocolo ICMS 4/2026 revigora e prorroga, até 30 de junho de 2027, o Protocolo ICMS 44/2024, que prevê a suspensão do ICMS nas remessas de suínos do Estado de Santa Catarina para industrialização no Rio Grande do Sul, bem como no retorno dos produtos industrializados.

Compartilhe esse post

Acesse os materiais que vão preparar sua empresa para a Reforma Tributária

Guias, e-books, vídeos e análises setoriais produzidos por especialistas. Tudo o que você precisa para entender e agir com antecedência.