5 Melhorias práticas para a gestão do seu contas a pagar
Filtro de Categorias
01/06/2022

Mapah

5 Melhorias práticas para a gestão do seu contas a pagar

5 Melhorias práticas para a gestão do seu contas a pagar

É necessário que toda empresa tenha uma boa gestão do seu de contas a pagar. Além de evitar a inadimplência com seus fornecedores, ao quitar os débitos em dia, o seu empreendimento consegue mais credibilidade na praça, gerando um crescimento da sua marca e evitando prejuízo para a saúde financeira no futuro. 

Por isso, a leitura de hoje irá lhe auxiliar com algumas dicas para que você organize suas  contas a pagar de maneira prática e útil para o seu negócio

Todo empreendimento possui uma margem de despesas das atividades exercidas. Por isso, o ideal é que, ao iniciar um empreendimento, já esteja fixo em seus custos os gastos como água, luz e aluguel. 

O tamanho do seu empreendimento não difere da atenção necessária para ele. Todo negócio deve ser monitorado, para haver conhecimento sobre entradas e saídas do dinheiro utilizado ou ganho pela empresa. 

Ao realizar este tipo de monitoramento, é possível atingir uma organização financeira a partir dos valores recebidos. 

No entanto, o mais comum de muitas organizações, é não ter uma educação financeira coerente, trazendo furos no orçamento do seu negócio que podem prejudicar sua saúde financeira. Por isso, agora, traremos 5 dicas para melhorar o sistema do seu escritório contábil, evitando sustos com as contas a pagar. 

Tenha seus fornecedores sempre atualizados

É primordial que haja uma boa relação com os seus fornecedores, pois só dessa forma que seus conhecimentos e credibilidade aumentam no mercado. 

Por isso, o ideal é que se tenha um um registro atualizado de seus fornecedores, buscando sempre manter a cordialidade e as contas a pagar em dia. Registros atualizados como telefones, endereços de e-mail ou correspondência de fornecedores é ideal para que não se perca o contato. 

Outra dica importante é sobre a comunicação com seus fornecedores. Mantenha sempre um relacionamento transparente com eles para não cometer falhas de comunicação a longo prazo. O contratante, geralmente, é essencial para auxiliar em suprimentos, ajuste de prazos de entrega ou estender vencimentos de cobrança. 

Utilize um sistema para auxiliar nas finanças

Identificar as despesas, pagamento de fornecedores e valores é essencial para que a reputação da empresa se mantenha intacta. Para isso, é primordial que todos os pagamentos sejam feitos em dia. 

Neste caso, busque um sistema ou aplicativo que possa auxiliar sua organização corporativa. Há diversos sistemas e empresas que prestam esse serviço atualmente, facilitando a logística das contas a pagar. 

Programe suas despesas

Uma das tarefas mais importantes durante a prestação de contas a pagar é justamente a organização para que todas sejam efetuadas no seu período correto. Todas as empresas possuem despesas mensais, no entanto, muitos empreendedores ainda assim cometem erros e acabam esquecendo ou atrasando algum débito. 

Por isso, durante esse tópico frisamos a importância de manter as obrigações mensais em dia. Pagamentos em atraso geram multas e juros, adicionando mais um valor inesperado para sua organização, que a longo prazo pode fazer falta. 

Ao automatizar essa tarefa, você otimiza todo o processo  de pagamento, evitando problemas futuros. Optar por débito em conta-corrente, por exemplo, é sempre uma boa opção.

Controle o adiantamento de fornecedores 

O pagamento é feito pela aquisição de mercadorias, insumos e bens. Muitas empresas já acostumaram o pagamento dessas parcelas relativas aos meses seguintes, adiantando o valor da compra. 

O benefício dessa ação está no amadurecimento do relacionamento entre a empresa  e seu fornecedor.  Ao gerar pagamentos antecipados, quando há possibilidade sem afetar a saúde financeira da empresa, você estabelece uma relação de confiança entre ambas as partes. 

Como já citamos anteriormente, vale sempre lembrar que, entre antecipar a pagar juros por atraso e multas desta ação indevida, o ideal é sempre se antecipar para gerar uma relação de confiança e estabilidade da saúde financeira.

Tenha um planejamento orçamentário

O ideal para não haver susto no decorrer das contas a pagar é que se tenha um orçamento prevendo todas as contas fixas e possíveis gastos que a empresa terá dentro daquele mês. 

Por isso, busque uma forma de organizar suas finanças, elaborando um orçamento. Dessa forma, será muito mais fácil visualizar as contas a pagar.

Conclusão

Na leitura de hoje podemos observar algumas informações e dicas essenciais para manter as contas a pagar do seu negócio em dia. No entanto, muitas empresas falham no decorrer desse processo, trazendo problemas para o financeiro do seu negócio. 

Por isso, tendo em vista essas dicas sugeridas, busque implantar em seu empreendimento um sistema para lhe auxiliar durante o processo de pagamento de débitos e conte com uma contabilidade consultiva ao lado da sua gestão.

Na Mapah podemos ajudar a montar um planejamento orçamentário, em que as contas a pagar não serão mais um problema. Durante toda a rotina da sua gestão, você contará com dados relevantes em tempo real e uma contabilidade feita por especialistas consultivos. Entre em contato com um dos nossos colaboradores e agende uma conversa.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir