Necessidade de Capital de Giro (NCG): qual o impacto em seu negócio?
Filtro de Categorias
27/04/2022

Mapah

Necessidade de Capital de Giro (NCG): qual o impacto em seu negócio?

Necessidade de Capital de Giro (NCG): qual o impacto em seu negócio?

Gerenciar o capital de giro de forma eficaz é uma das principais formas de garantir um fluxo de caixa adequado para a empresa financiar as operações e cobrir os custos em curto prazo.

Por si só, realizar a gestão adequada do capital de giro pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso do negócio, por isso vale a pena dedicar muita atenção neste artigo que preparamos. Confira em detalhes a real necessidade do Capital de Giro (NCG) e como ele pode impactar a empresa. Leia atentamente!

Você pode até não falar de capital de giro todos os dias, mas esse indicador contábil pode ser a chave para o sucesso da sua empresa

Isso porque, o capital de giro afeta muitos aspectos do seu negócio, desde o pagamento de seus colaboradores e fornecedores, até manter as luzes acesas e planejar um crescimento sustentável. Ou seja, capital de giro é o dinheiro disponível para cumprir suas obrigações atuais e de curto prazo.

Para garantir que seu capital de giro funcione, você precisará calcular seus níveis atuais, projetar suas necessidades futuras e considerar meios que garantam que sempre tenha dinheiro suficiente em seu caixa.

• Mapah Hub: inspirando decisões inteligentes

Capital de giro: o que é e por que é tão importante?

O capital de giro é o dinheiro que sua empresa precisa para operar no dia a dia. Basicamente, é o dinheiro que resta depois de contabilizar tudo que entra e que sai em um determinado período.

Muitas empresas que parecem lucrativas são forçadas a deixar de operar porque não conseguem cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo quando esses pagamentos vencem.

Uma empresa lucrativa e de alto crescimento, pode ficar sem caixa, porque sua necessidade de capital de giro continua aumentando. Isso geralmente acontece quando um negócio em crescimento investe ainda mais em estoque e suas contas a receber (o dinheiro que deve por itens comprados a crédito) aumentam como resultado.

Dessa forma, o capital de giro é a bússola da saúde financeira de curto prazo da sua empresa e pode afetar o estoque, o financiamento e a longevidade dos negócios. Por isso, é vital acompanhar o capital de giro e garantir que você ou sua equipe financeira mantenham a eficiência operacional.

Por que a necessidade de capital de giro?

O empreendedorismo funciona sob a seguinte lógica: investir primeiro para ter lucro depois. Isso só é possível quando há capital disponível, não é mesmo?

Além de cobrir as despesas do negócio enquanto não entra o dinheiro das vendas, o capital de giro também vai ajudar a viabilizar vendas a prazo. A reserva suficiente em caixa  garante não apenas a continuidade das operações como também viabiliza investimentos, vez que a partir dela a empresa pode sustentar um déficit temporário de recursos. Com os prazos de pagamento ampliados, a previsão é de que as vendas também aumentem.

• Quando fazer uma auditoria contábil?

Índice de capital de giro

Essa é uma maneira simples de saber quantas vezes sua empresa pode pagar seus passivos circulantes usando seus ativos circulantes.

O cálculo é simples:

Índice de capital de giro = ativo circulante / passivo circulante

Um índice inferior a um indicaria que é muito provável que sua empresa tenha dificuldades financeiras, pois demonstra que não há recursos necessários disponíveis para atender às obrigações de curto prazo. 

Por exemplo: embora sua empresa possa ter ativos, como prédios, transformá-los rapidamente em dinheiro para pagar materiais ou pagar funcionários levará tempo, o que pode comprometer as operações.

Como saber quanto de capital de giro sua empresa precisa?

O capital de giro que você precisa vai depender de uma variedade de fatores. Um fator crucial é a duração do seu ciclo de fluxo de caixa – ou seja, o intervalo de tempo entre o pagamento dos fornecedores e matérias primas e o recebimento do pagamento das vendas. Durante esse período sua empresa precisará cobrir os custos gerados e ter alguma margem de segurança para custos inesperados, como uma conta de imposto.

Detalhando o ciclo de conversão de caixa, você terá que cobrir os custos durante:

  • o momento de compra dos materiais e estocagem; 
  • o período de fabricação e venda do seu produto ou execução do seu serviço;
  • enquanto você espera o cliente pagar.

Geralmente, quanto maior o saldo de capital de giro, maior a probabilidade de sua empresa cumprir suas obrigações financeiras atuais.

Lembre-se: quanto mais longo for o seu ciclo, mais capital seu negócio precisa. Dessa forma, para calcular o valor que sua empresa precisa de capital de giro, primeiro você deve entender a duração do seu ciclo de conversão e o quanto de dinheiro é necessário para fazê-lo retornar.

Tendo isso em vista, partimos para transformar essas informações em dados monetários. O cálculo do capital de giro é simples:

Capital de giro = ativo circulante - passivo circulante

Sendo que o ativo circulante é um bem que pode ser transformado em dinheiro a curto prazo, como por exemplo: contas a receber. E o passivo circulante é uma conta que precisa ser paga no curto prazo

Ter cuidado para gerenciar seu capital de giro pode ajudá-lo não apenas a cobrir suas obrigações financeiras, mas também a aumentar seus ganhos e a lucratividade.

Uma previsão financeira permite que você veja o que está acontecendo com seu fluxo de caixa e entenda melhor a quantidade de capital de giro necessária. Você tomará decisões financeiras orientadas aos dados que o negócio apresenta.

Conclusão

Pode ser particularmente desafiador fazer projeções precisas se sua empresa estiver crescendo rapidamente. Por isso, é tão importante contar com a parceria de quem realmente entende do assunto. 

Obter uma verdadeira compreensão das suas necessidades de capital de giro pode envolver o planejamento  estratégico e tributário, um serviço que oferecemos aqui na Mapah. Estamos há mais de 20 anos entregando soluções que fazem a diferença na saúde dos negócios de nossos clientes. 

Conte com a Mapah para lhe ajudar no entendimento do seu negócio! Converse com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar a sua empresa a crescer com segurança e planejamento.

Newsletters

Cadastre-se e receba notícias
toda semana direto no seu e-mail!

Clique aqui

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir